Agência de Noticias de Sergipe
CogerpMilitarPolícia CivilBombeiros
 
ico_s
Regulamento de Uniformes
banner_RU
separador
Código de Ética
Código de Ética
separador
Plano Estratégico
Plano Estrategico
separador
Entrar
separador
Serviços
separador
Editar página inicial
separador

CBMSE
Bombeiros orientam crianças sobre perigos com fogos de artifício
em 07/06/2018 11:40:00 (207 leituras)



Visita Escola Lar Esmeralda Visita Escola Lar Esmeralda

O quartel central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (07), a visita de 65 crianças da Associação Lar Esmeralda, localizada no Povoado Recreio dos Passarinhos, em São Cristóvão/SE. Além de conhecer as viaturas e equipamentos utilizados pelos bombeiros nos combates a incêndio e salvamentos, a garotada recebeu palestra sobre os cuidados com fogos de artifício. O objetivo da corporação é reduzir o índice de acidentes e queimaduras nos festejos juninos.

A prevenção de acidentes com fogos de artifício está sendo um tema bastante debatido nas palestras educativas promovidas pelos bombeiros em escolas, organizações não governamentais e demais entidades que trabalham com o público infantil. As conversas também incluem noções básicas de primeiros socorros, segurança no lar e ações de combate aos riscos de incêndio. De acordo com o subtenente BM Luiz Marinho, as instruções mostram a meninos e meninas principalmente a classificação dos fogos, os cuidados gerais ao soltar fogos e como ascender uma fogueira, além do que fazer em caso de queimadura.

“Fogos como traque, chuveirinho, abelhinha, pião colorido e carrapeta são fogos classe A, enquanto que botãozinho, minhoquinha, bola, cuspe de dragão, grilo maluco e cobrinha são classe B. Já o vulcão, foguetes e rojões são considerados classe C. Os fogos classificados na categoria A são aqueles que não apresentam o estrondo e só podem conter 0,2g de pólvora, podendo ser usados por crianças que tenham idade superior a 12 anos, desde que estejam sendo supervisionadas por um responsável maior de idade. Os fogos de classe B apresentam estrondos e assobios, podendo conter, no máximo, 0,25g de pólvora. Os de classe C têm até 6g de pólvora e não podem ser adquiridos por menores de idade”, explica Marinho.

Visita Escola Lar Esmeralda Visita Escola Lar Esmeralda

Para a coordenadora pedagógica do Lar Esmeralda, Marizete Batista, este tipo de palestra é necessário para que as crianças apliquem as dicas dos bombeiros em seu dia a dia, evitando acidentes que muitas vezes são provocados por falta de orientação. “Orientamos frequentemente sobre todos os perigos que são oferecidos a eles. Até porque eles veem nas bombas um desafio, como se fosse uma possibilidade de se auto afirmar nos grupos. Se ele não solta ao menos um estalinho na testa, é considerado por alguns colegas um fraco, um frouxo. Então explicamos que não pode ser assim. Nós os orientamos para que não haja tragédias”, diz.

Marizete diz ainda que é interessante que a palestra seja feita no quartel porque as crianças podem ver de perto as ações desenvolvidas pelos bombeiros. “É de suma importância a visita ao Corpo de Bombeiros, para que nossas crianças possam conhecer uma profissão tão nobre como esta, até mesmo incentivando-os a seguirem a profissão de bombeiro. Muita gente acha que o bombeiro só faz apagar incêndio e esta é uma ideia errônea”, ressalta.

Visita Escola Lar Esmeralda Visita Escola Lar Esmeralda

Canal do Guaxinim

Na última quarta (06), os bombeiros do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (Depi) do CBMSE também ministraram uma dessas palestras na Comunidade Canal do Guaxinim, na Barra dos Coqueiros/SE. O público foi formado por cerca de 50 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos, assistidos por um projeto social desenvolvido pelo SESC.

Palestra Escola Palestra Escola


Imprimir Enviar esta notícia por e-mail _NW_MAKEPDF
Pesquisa
separador
Boletim Online

Boletim Online

separador
Instrução Técnica
IT 45 2
separador
Concursos
Concursos
separador
Últimas notícias
separador


Política de Privacidade | Faq | Contatos


Copyright © 2003 by Segurança Pública  |  CNPJ 13.128.798/0031-19 Rua Siriri, 762 - Centro - Aracaju/SE - CEP: 49010-450  |  Design by Jenilson Gomes