10 de maio de 2023, 10:40

1º MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO DA DIABETES


Publicada em 22/05/2012

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe estará realizando no Quartel do Comando Geral – QCG, dia 25 de maio de 2012, sexta-feira, das 08:00hs às 12:00hs, para os militares da corporação, o 1º MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO DA DIABETES. Em parceria com o Centro de Diabetes de Sergipe, será oferecido serviços gratuitos de atendimento médico endocrinologista, exame de glicemia, circunferência abdominal, entre outros.

Estão convocados todos os bombeiros militares e convidados seus respectivos familiares, com idade de 30 anos ou mais, para realização dos exames. Poderão participar, também, os que tiverem idade inferior a 30 anos, desde que tenham histórico pregresso e apresentem sintomas.

Uma iniciativa que visa à qualidade de vida e a saúde dos seus integrantes, valorizando o fator humano, como um diferencial decisivo para o sucesso da corporação.O corpo de bombeiros, a cada dia, constrói uma gestão que cria condições favoráveis para que possam desenvolver-se pessoal e profissionalmente, estabelecendo compromissos mútuos e tornando mais consistente o relacionamento entre servidor e corporação.

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.Quem pode ter diabetes? A maioria, próximo a 90% dos portadores de diabetes, é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar portanto o diagnostico o tratamento e favorecer a ocorrência de complicações. A presença de uma ou mais das seguintes condições sugerem a possibilidade da presença de diabetes:

1. Familiares próximos portadores de diabetes.

2. Idade maior que 45 anos

3. Excesso de peso ou obesidade

4. Pressão Alta

5. Colesterol elevado

6. Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg.

(fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes)

Venha, participe e faça parte deste mutirão!