12 de maio de 2023, 10:45

Abertas inscrições para Curso de Adestramento Básico Canino


Publicada em 27/10/2015

 

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (30), as inscrições para o Curso de Adestramento Básico Canino (CABK-9), a ser promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro. Voltado a profissionais de segurança pública no campo da cinotecnia, o curso terá 48 horas/aula e contará com disciplinas que abordam diversos temas relacionados ao universo canino, desde fisiologia, comportamento , raças, zoonoses, saúde, bem estar e adestramento, até atendimento pré-hospitalar, legislação e ética.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 20 vagas, sendo dez para bombeiros de Sergipe e dez para profissionais de instituições coirmãs. Para se matricular no curso, o profissional deve ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições e, no caso do militar, estar também classificado no comportamento ’bom’ pela instituição à qual é vinculado. Segundo o coordenador do curso, 1° tenente BM Alysson de Carvalho, as instruções serão ministradas pelos membros do Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) e pretendem estabelecer um contato harmonioso entre o homem e o cão.

O curso será muito interessante. Durante oito dias, os alunos serão capacitados quanto aos conhecimentos necessários para quem vai trabalhar com cães na área de segurança pública. Os alunos vão aprimorar noções sobre sistemas esquelético, digestivo, muscular e sensorial dos cães; fases da idade do cão; cão em matilha; linguagem corporal; psicologia canina; principais raças presentes no Brasil; classificação das raças quanto ao perfil; escolha adequada de um cão; formas de transmissão, prevenção e tratamento de doenças; rotinas sanitárias; dieta alimentar adequada; ações nas principais emergências médicas veterinárias; métodos de adestramento; comandos básicos; desenvolvimento de habilidades e o cão como ferramenta de trabalho, dentre outros assuntos”, explica o tenente Carvalho.

Os interessados em participar do Curso de Adestramento Básico Canino devem preencher a ficha de inscrição disponível no BGO Nº. 182/2015/CB, de 14/10/2015 (ver imagem ilustrativa nesta matéria), devidamente assinada e autorizada pelo comandante da unidade onde está lotado, enviá-la via e-mail para alysson.carvalho@cbm.se.gov.br e entregar o documento original na sede do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução do CBMSE (localizado no bairro Industrial) ou no 4º Grupamento Bombeiro Militar (na Orla de Atalaia).

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress