4 de novembro de 2022, 09:27

Abertas inscrições para pós-graduação na área de segurança pública


Bombeiros militares portadores de diploma de nível superior podem se inscrever, a partir desta sexta-feira (15), no processo de seleção do curso de pós-graduação em Criminalidade Violenta, Controle Social e Políticas Públicas, oferecido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio de um acordo de cooperação firmado com o Ministério da Justiça, no âmbito da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 27 vagas para profissionais de segurança pública graduados em qualquer área de conhecimento. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar o conhecimento de policiais, bombeiros, peritos, agentes penitenciários e guardas municipais acerca do fenômeno da violência e da criminalidade. A ideia é que, após os 18 meses de curso, o aluno esteja ainda mais capacitado para realizar suas funções de forma eficiente e qualificada, com foco nos valores da cidadania, democracia e direitos humanos.

O curso possui as seguintes linhas de pesquisa: Organização e Gestão das Instituições de Segurança Pública; Estruturação e Modernização das Instituições de Segurança Pública; Gestão do Conhecimento e de Informações sobre Violência e Criminalidade; Controle Interno e Externo dos Órgãos de Segurança Pública e Participação Social; Valorização e Formação Profissional; Programas de Redução da Violência; Programas de Prevenção da Violência e da Criminalidade; Segurança Pública e Direitos Humanos; Organizações Criminosas e Estratégias de Repressão Qualificada ao Crime; Integração das Instituições de Segurança Pública no Brasil; Segurança Pública e Mediação de Conflitos; Segurança Pública e Diversidade; Segurança Pública e Relações Internacionais; Defesa Civil e Defesa e Paz Social.

O período de inscrição segue até o dia 29/01, no portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFS. No processo de seleção, os candidatos devem passar por três etapas: prova escrita no dia 30/01 (de caráter eliminatório), avaliação de currículo no dia 10/02 (caráter classificatório) e entrevista nos dias 11 e 12/02 (caráter classificatório). Clique aqui para ter acesso ao edital.