16 de maio de 2023, 11:27

Abertas inscrições para vagas remanescentes nos cursos da Rede Ead Senasp


Publicado em 25/05/2018

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ampliou, nesta sexta-feira (25), o prazo para inscrição em cursos da Rede Ead (de Educação a Distância) que dispõem de vagas remanescentes. As inscrições para o 43º Ciclo, que tinham sido encerradas no último dia 20, agora seguem até o dia 29 de maio. Dentre os cursos que ainda possuem vagas em aberto, estão Bombeiro Educador, Emergencista Pré-Hospitalar, Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos, Introdução à tecnologia de sprinklers para controle de incêndios e Segurança Contra Incêndio. Os cursos voltados a bombeiros possuem carga horária entre 40 e 60 horas de aula. Alguns deles exigem que tenham sido realizados cursos anteriores na Rede Ead.

O curso Bombeiro Educador cria condições para que o bombeiro militar possa, frente às demandas de ações educacionais do dia-a-dia de sua corporação, planejar e atuar em atividades educativas, tais como visitas, palestras e apresentações para o público externo, bem como trabalhar os temas de prevenção de forma estruturada e padronizada, estabelecendo rotinas e processos para as atividades educacionais. Já o curso de Emergencista Pré-Hospitalar, que tem as versões 1 e 2, tem por objetivo criar condições para que os participantes possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de atendimento pré-hospitalar em situações de emergência.

Outro curso disponível é o de Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos, que tem como finalidade criar condições para que o profissional saiba como agir quando estiver dentre os primeiros a chegar em locais de ocorrências envolvendo produtos perigosos em áreas públicas. O escopo do curso é facilitar e orientar as ações da assistência especializada, minimizar os danos ao meio ambiente e os efeitos decorrentes de vazamentos, explosões e incêndios nas comunidades, além de viabilizar o devido gerenciamento do local sinistrado.

O Curso de Sprinkler, também com vagas remanescentes, apresenta os princípios básicos dos sistemas de chuveiros automáticos e seus principais requisitos normativos. Com as instruções, o bombeiro tem uma visão geral do sistema de chuveiros automáticos, com informações sobre seu funcionamento, componentes, conceitos, parâmetros de projeto e principais prescrições para o bom funcionamento dessa medida de segurança contra incêndio. O Curso de Segurança Contra Incêndio, que ainda dispõe de vaga, mostra como acontece a reação química do fogo e como ele interage com alguns tipos de materiais, além de trazer as classes de incêndios e o tipo de agente extintor adequado para se usar em cada uma delas.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: http://portal.ead.senasp.gov.br/