4 de novembro de 2022, 09:30

Ações preventivas do CBMSE já alcançaram 1.6 mil pessoas em 2017


As ações de educação preventiva do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) junto à sociedade já alcança, em 2017, um público de 1.6 mil pessoas. Somente na visita de 11 escolas, abrigos e clubes recreativos, a corporação recebeu 530 crianças, adolescentes, professores e instrutores. Na oportunidade, os visitantes tiraram dúvidas sobre a prevenção de acidentes domésticos e conheceram de perto as viaturas e materiais utilizados nas diversas atividades operacionais dos bombeiros.

Este ano, profissionais do CBMSE também ministraram 40 palestras em instituições de ensino, empresas, associações e eventos, resultando na socialização de conhecimento a um público de 1.050 pessoas. O objetivo é aproximar os bombeiros militares da comunidade e criar multiplicadores, informando sobre os cuidados para prevenir acidentes, além de orientar sobre primeiros socorros.

Também foram realizadas, em 2017, três edições do Projeto Surf-Salva, capacitando 84 surfistas sobre formas de prevenir, salvar e aplicar os primeiros socorros em casos de afogamento. Com aulas práticas e teóricas, o curso tem carga horária de seis horas e abrange disciplinas como introdução ao salvamento; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; respiração boca-a-boca dentro da água; transporte da água para areia e suporte básico de vida.

De acordo com o chefe administrativo do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI) do CBMSE, tenente BM Augusto César Cordeiro, todas essas ações educativas são necessárias, na tentativa de prevenir e reduzir o número de acidentes, além de passar orientações sobre como o cidadão deve realizar os primeiros socorros enquanto aguardam a chegada de uma equipe especializada no atendimento. “A importância da interação do bombeiro com a comunidade é difundir o nosso conhecimento, uma vez que essas pessoas serão multiplicadoras e saberão agir em diversas situações de emergência, como primeiros socorros ou manusear a válvula de um botijão de gás. Além disso, a interação com a sociedade cria um clima de amizade e confiança entre bombeiro e sociedade”.

 

Capacitação

 

 

Para aprimorar os serviços prestados à sociedade e garantir valorização profissional, a corporação realizou este ano 04 cursos de formação e habilitação, capacitando 92 bombeiros militares. O CBMSE capacitou ainda 231 bombeiros militares em cursos e treinamentos internos, voltados à melhoria das funções, a exemplo de resgate veicular e atualização em atendimento pré-hospitalar. Foi registrada também a participação de 62 bombeiros militares em cursos e eventos realizados em outras instituições dentro e fora do estado.

Para o tenente Cordeiro, a previsão é de que o trabalho de capacitação seja ainda mais aprimorado, com a previsão de reforma de um imóvel para implantação de um Centro de Ensino, Pesquisa e Instrução do CBMSE em 2018. O processo licitatório foi finalizado este ano e a previsão de investimento da obra é de R$ 600 mil. “O próximo ano é um ano que promete, pois, com o novo centro de ensino, poderemos proporcionar maior capacitação aos nossos profissionais, para que eles possam atender a sociedade sergipana da melhor maneira possível. Além de cursos de formação, habilitação e superior bombeiro militar, pretendemos realizar o curso de salvamento em altura e de resgate veicular”, explica.