10 de maio de 2023, 08:43

Alunos do Cfsd do Corpo de Bombeiros fazem Curso de Suporte Básico de Vida


Publicado em 10/03/2010

 

Os alunos do Curso de Formação de Soldados (Cfsd) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) estão fazendo um Curso de Suporte Básico de Vida (CSBV), oferecido pela própria corporação. “Esse curso visa especializar o bombeiro militar na área de atendimento pré-hospitalar”, afirma o coordenador do curso, tenente Valter Alves de Oliveira.

O curso é dividido em quatro partes: introdução, incluindo a parte de história do atendimento pré-hospitalar e orientações de segurança; emergências traumáticas; emergências clínicas; e emergências com múltiplas vítimas. “Nós trabalhamos aliando a parte teórica com a parte prática, enfatizando ainda a questão do trabalho em equipe”, apontou o tenente Valter.

Iniciado na última segunda-feira, dia 8, o curso vai até o sábado, dia 13. Segundo ele, ao final dessa semana os alunos estarão aptos a desempenhar a atividade de socorrista, já que o curso é intensivo e eles já contam com informações preliminares do Cfsd, que tem a disciplina de atendimento pré-hospitalar.

“Na disciplina do Cfsd eles viram fundamentos básicos, em aulas esparsas durante quatro meses. Já o CSBV é um curso intensivo, com total atenção dos alunos ao tema e o acompanhamento é praticamente individual nas práticas, com pelo menos quatro instrutores fazendo as correções necessárias desde a técnica até a postura”, explica o coordenador.

O atendimento pré-hospitalar é um dos serviços mais solicitados ao Corpo de Bombeiros. Além disso, é comum no cotidiano fora do serviço os bombeiros se depararem com situações nas quais precisam realizar esse tipo de atendimento. “Com certeza nós nos sentimos mais preparados com esse curso para realizar um atendimento, porque ele é muito voltado para a prática e o que nós estamos vendo aqui é o que acontece mesmo nas ocorrências”, disse o aluno do Cfsd Kellyton Cruz.