16 de maio de 2023, 11:01

Amigos fazem homenagem ao “Guerreiro bombeiro Xavier”

Publicada em 28/03/2018

Guarnições e viaturas prontas para atuar, sirene de emergência acionada e a emoção tomando conta de todos os envolvidos. Tudo isso lembra exatamente o que ocorre em uma unidade dos bombeiros instantes antes do atendimento às ocorrências. Foi nesse clima que os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe prestaram uma homenagem ao 1° sargento BM Cadmo Xavier da Silva.

Reunidos no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), ao som da Banda de Música do CBMSE, oficiais e praças da corporação formaram um extenso corredor humano para prestar continência ao homenageado. Ao lado de familiares, e acompanhado do comandante geral do CBMSE, coronel Erivaldo Mendes e do subcomandante, coronel Gilfran Mateus, o sargento Xavier emocionou-se com cada demonstração de carinho e respeito da tropa.

Organizada por um grupo de colegas de trabalho, a homenagem contou ainda com um bolo temático e o tradicional banho de mangueira que é dado nos bombeiros que passam para a reserva remunerada.

“Eu nem sei o que dizer para o pessoal da corporação, só agradecer e que Deus abençoe a cada um de vocês. Admito que no começo fiquei um pouco desconfiado quando o coronel Júnior me chamou para comparecer à corporação para tirar uma foto. Desconfiei, mas não imaginava que seria isso tudo para mim. Quando vi meus colegas posicionados foi como se um raio tivesse me atingido, quase caio de emoção. Muito obrigado a todos”, agradeceu emocionado, o sargento Cadmo Xavier. “Em relação ao meu problema de saúde só tenho a dizer que sou bombeiro, bravo leão. Essa doença pegou a pessoa errada”, afirmou o bombeiro, que está em tratamento contra o câncer.

O subtenente José Lino leu um discurso de homenagem e destacou o caráter e o profissionalismo que sempre marcaram carreira do homenageado. “Gostaria de agradecer por ter tido a oportunidade de trabalhar ao lado desse baluarte nos atendimentos de primeiros socorros, o sargento Xavier da Silva. Tive o prazer de atuar no antigo Sistema Integrado de Emergência e Trauma (SIET) ao lado de Xavier. Não tem como falar dele e não lembrar daquela música, Ode à Alegria, da 9ª Sinfonia de Beethoven. A alegria de ter conhecido uma pessoa espetacular, exemplar, a alegria de ter aprendido ao lado deste grande amigo que me transformou de um soldado inexperiente em um bombeiro pronto para servir à sociedade sergipana”, destacou Lino.

“Aprendi muito com esse guerreiro, que me ensinou bastante sobre atendimento pré-hospitalar. Até hoje, quando me deparo com alguma ocorrência mais complicada eu me pergunto: Como Xavier faria nessa situação?”, brincou o subtenente Lino, ao concluir: “Sempre foi uma honra servir ao seu lado, sempre foi uma satisfação ‘abaixar as orelhas’ para tomar uma bronca de Xavier e para ouvir seus conselhos. Sempre foi um prazer salvar vidas ao seu lado. Lembro-me quando estava desanimado com as agruras da vida e o sargento Xavier me dizia: O povo precisa de nós, somos mais que nossos problemas, ânimo recruta”, finalizou.

O comandante geral do CBMSE, coronel Erivaldo Mendes, destacou que a homenagem partiu de um grupo de bombeiros que reconhecem a história e o trabalho do sargento Xavier. “Fico feliz em ver o quanto avançamos e o quanto o sargento Xavier participou desse crescimento. Então gostaria de deixar registrado que essa manifestação, além de ser da corporação, é desse grupo de bombeiros que se reuniu e preparou tudo que se está vendo aqui. Isso nada mais é do que o retrato e o reconhecimento dos 30 anos de serviços prestados por esse valoroso militar. É de praxe na nossa corporação quando um militar vai para a reserva que a gente faça uma homenagem. Temos que reconhecer os 30 anos que um bombeiro passa por aqui, contribuindo com a sociedade. Temos que reconhecer isso, valorizar e dizer o quão importante cada um de nós somos para a sociedade”, destacou o coronel Mendes.