31 de maio de 2023, 12:26

Bombeiras participam do Dia da Policial Feminina de Sergipe

O Dia da Policial Feminina de Sergipe, 31 de maio, foi marcado por um evento com mulheres integrantes das forças de segurança pública, realizado pela Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, no parque da Sementeira, em Aracaju. Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe participaram da programação e atuaram em um simulado de resgate de vítima de acidente.

“No dia 31 de maio de 2018 nós tivemos a perda da subtenente Eliana Costa, durante uma tentativa de assalto. Então resolvemos fazer dessa data um momento de reflexão, com a aprovação da lei estadual que instituiu o Dia da Policial Feminina. Nós mulheres estamos nas forças de segurança e somos ainda uma minoria, num ambiente masculinizado, mas nós estamos fazendo história, fazendo segurança pública de qualidade para o povo sergipano. Precisamos refletir sobre todas as conquistas e o que ainda podemos alcançar, mudanças de paradigmas, de pensamentos, melhorias nas condições de trabalho dentro das corporações e que cada vez mais tenhamos equidade na segurança pública”, afirmou a presidente da Asimusep, tenente Elisângela Bonifácio.

A diretora operacional do CBMSE, tenente-coronel Maria Souza, que representou o comando da instituição no evento, falou sobre a importância dessa data. ‘Ela é um marco para o fortalecimento do papel da mulher na segurança pública. Esse dia traz essa valorização mas também a conscientização, o repensar e o redefinir do papel das mulheres num lugar tão peculiar que é o de fazer segurança pública. Parabenizamos a Asimusep, bem como o comando-geral do Corpo de Bombeiros, nas pessoas do comandante-geral coronel Fábio Cardoso e da subcomandante coronel Maristela Xavier, que compreenderam a importância desse dia e desse evento, abraçando essa causa”.

A programação do evento incluiu também atividades de alongamento, relaxamento, apresentação do Projeto Ônibus Lilás que leva serviços para mulheres em todo o Estado, apresentação da força de segurança e palestra com o tema “A mulher policial e o desafio na atividade de segurança pública”, com a delegada Georlize Teles.

Fotos: Soldado Macário