19 de outubro de 2023, 12:23

Bombeiro de Sergipe participou de evento em Santa Catarina que apresentou avanços tecnológicos na área de combate a incêndio


O tenente-coronel Douglas Morais, integrante do CBMSE e vice-presidente da Comissão Nacional de Combate a Incêndio, participou nesta quarta-feira (18) de um evento que apresentou avanços tecnológicos na área. Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (SC) e pelo Comitê Nacional de Combate a Incêndio (CONACI), o evento aconteceu em Laguna, Santa Catarina.

Uma das atividades foi o exercício técnico profissional de combate a incêndio em simuladores tipo contêiner. “Foi apresentado um novo tipo de contêiner, com uma tecnologia que traz inovações importantes. Com relação à questão ambiental, trabalhando com menos carga de incêndio, ele acaba produzindo menos fumaça, permitindo fazer o mesmo tipo de treinamento e observação de vários fenômenos do fogo em um único exercício. Além disso, outra vantagem é a sensação térmica reduzida para instrutores e alunos. Isso vai trazer algumas evoluções nas instruções de combate a incêndio em contêiner”, apontou o bombeiro.

Foram apresentados ainda equipamentos de higienização tanto para as viaturas como para locais onde são colocados materiais de combate a incêndio. “É algo de extrema importância para a saúde dos bombeiros. A profissão passou a ser considerada cancerígena segundo a classificação de risco ocupacional da Organização Mundial de Saúde. Vamos precisar desenvolver um trabalho para poder especificar materiais nesse sentido e fazer aquisições que possam melhorar as condições de saúde dos bombeiros”, concluiu o tenente-coronel Morais.

Por: ASCOM/CBMSE