31 de janeiro de 2023, 10:55

Bombeiro de Sergipe realiza defesa de doutorado na Universidad Columbia sobre áreas de risco na capital sergipana


O integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), tenente-coronel Danilo Carvalho, realizou na semana passada a defesa de doutorado com o título “Áreas de Riesgo y Vulnerabilidad en Aracaju-Sergipe-Brasil: Prevención y Control, bajo Enfoque Educativo” (Áreas de risco e vulnerabilidade em Aracaju: prevenção e controle, sob enfoque educacional), na Universidad Columbia, em Assunção (Paraguai). “O objetivo geral da pesquisa foi analisar se as escolas localizadas próximas às áreas de riscos de desastres ambientais de Aracaju promovem projetos, programas de Educação Ambiental e/ou Defesa Civil, e os aplicam como medida de proteção e enfoque preventivo, quanto à vulnerabilidade e gerenciamento do risco junto a órgãos de gerenciamento e resposta a esses desastres”, afirmou o bombeiro.

Ele comentou sobre o resultado da pesquisa. “O estudo traz um marco projetivo e evolutivo do marco legal, trazendo uma conclusão e reflexão da importância de incorporar as pautas da defesa civil na educação ambiental com atuação objetiva, além de reduzir os riscos de desastres, prevenindo, mitigando e preparando para recuperação. A visão do envolvimento escolar e da comunidade com tais entendimentos e conclusões, certamente englobará o equilíbrio da mente e do ambiente em sua volta na sua totalidade, abrangendo uma mudança cultural e de formação, buscando a proteção de vidas, patrimônio e meio ambiente através da educação”, concluiu.

O doutorado teve a orientação mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), professora Ana Maria Valentina Castillo Clerici. O tenente-coronel Danilo Carvalho é gerente de segurança de voo e piloto de helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), especialista em Direito Militar, Engenharia de Segurança do Trabalho e de Segurança de Voo, bacharel e mestre em Administração.

Por: ASCOM/CBMSE