17 de maio de 2023, 11:16

Bombeiro publica pesquisa em site renomado de aviação


Publicada em 30/01/2019

O major do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) Danilo Almeida, que atua como piloto do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA-SE), teve sua dissertação de Mestrado publicada, na última segunda-feira (28), no site Piloto Policial, considerado de referência na aviação de segurança pública. Intitulado “O Treinamento e Segurança de Voo na Organização Aérea de Segurança Pública e/ou Defesa Civil”, o trabalho de pesquisa foi apresentado em 2017, à Universidad Columbia del Paraguay,e teve o objetivo de analisar o programa de treinamento dos integrantes do GTA, voltado a minimizar os riscos de acidentes aéreos.

“Com base na análise dos dados, pode-se inferir que, de maneira geral, os integrantes do GTA-SE estão satisfeitos quanto ao processo de treinamento, mas mesmo tendo o conhecimento e sabendo da importância do foco e percepção na segurança de voo, sugerem-se análises, estratégias e diretrizes adotadas para aumentar o nível e o aprimoramento de todos nessa percepção, como cursos também na área de segurança de voo e avaliações dos profissionais que trabalham na área que ainda a legislação não exige”, explica o major em sua pesquisa.

O estudo, estruturado em quatro capítulos, identificou o perfil dos integrantes do GTA, verificou a opinião deles em relação ao processo de treinamento e o nível de percepção da filosofia de segurança de voo. A ideia foi avaliar a credibilidade e confiabilidade das técnicas e táticas aprendidas e empregadas nas ocorrências atendidas pelo grupamento.

“Para acompanhar a dinâmica e as mudanças que as organizações enfrentam ao tentar manterem-se seguras e livres de acidentes, é importante que reconheçam a necessidade de investir na área de treinamento, visando alcançar melhores resultados na execução dos trabalhos, minimizando cada vez mais os riscos de acidentes. Busca-se (com esta pesquisa) conscientizar a importância dos recursos humanos e da necessidade do gerenciamento contínuo dos processos de mudança no comportamento organizacional”, reforça.

Com base na análise de dados, a pesquisa apresenta algumas sugestões, a exemplo de intensificar a quantidade e qualidade dos treinamentos; aplicar aos integrantes avaliações periódicas; apresentar às autoridades ligadas à unidade a importância do investimento e disponibilidades dos recursos necessários aos treinamentos e prevenções de acidentes; distribuir aos alunos manuais usados pelo GTA e enfatizar, para todos que estão à frente de uma instrução, operação e atividades relacionadas à aviação, a importância da realização de um briefing e debriefing, visando à padronização, melhoria e aperfeiçoamento dos integrantes.

Foto: Ricardo Pinho

Por Danielle Azevedo