10 de maio de 2023, 10:38

BOMBEIROS ATUAM NA REBELIÃO EM COMPLEXO PENITENCIÁRIO


Publicado em 16/04/2012

As equipes operacionais do CBMSE foram mobilizadas desde o início da tarde deste domingo, dia 15, no Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho – Compajaf, localizado no bairro Santa Maria, durante rebelião organizada por detentos.


Cerca de 470 internos se rebelaram e tomaram as instalações do Compajaf, tocando fogo nas instalações que ficaram tomadas pela fumaça dificultando as ações de negociação e pondo em risco a vida dos detentos e de três agentes feitos reféns durante a rebelião.

No primeiro momento, foi empregado o poder operacional do 4º Grupamento que deram os primeiros combates ao incêndio, porém, devido à instabilidade da situação, a propagação dos focos e a tensão diante da possibilidade de novas manifestações de incendiarismo, tornando-se necessário o apoio das equipes efetivas do 1º GBM a fim de somar força operacional, prevenindo e resguardando com esmero as vicissitudes do processo.


Na manhã de hoje, 16, as guarnições do CBMSE foram substituídas no local já que as ações de prevenção e intervenção não podem ser interrompidas a fim de garantir o controle dos riscos oferecidos pela manifestação e evitar desdobramentos durante a rebelião.