16 de maio de 2023, 09:20
Bombeiros de Sergipe concluem curso de Nivelamento da Força Nacional
Publicado em 22/03/2016
Ocorreu na tarde desta segunda-feira, 21, a formatura de encerramento da Instrução de Nivelamento e Conhecimento, Grandes Eventos (INC-GE) da Força Nacional de Segurança Pública, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).
O evento contou com a presença de 12 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) que concluíram o curso, dentre os 132 profissionais dos órgãos de segurança pública estaduais, como as polícias militar e civil. Também participaram da solenidade, os instrutores e monitores da Força Nacional, o subcomandante da PMSE, coronel Lúcio Monteiro, e o tenente coronel Hector Monteiro do CBMSE.
O curso, que teve como supervisor de treinamento o capitão da PM do estado do Acre, Assis Martins dos Santos, abordou disciplinas como Gestão de Grandes Eventos, Manifestações Públicas, Psicologia das Massas, Policiamento de Eventos, Atendimento Pré-hospitalar, Terrorismo, Tiro Prático, Busca e Varredura, entre outras, tendo duração de uma semana, das 07h às 22h. O INC teve como objetivo habilitar os profissionais para que eles sejam integrados à Força Nacional de Segurança no que tange aos grandes eventos que ocorrerá no Brasil nos próximos meses, a exemplo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. E o Nivelamento de Conhecimento tem sido uma exigência para que haja unificação e padronização entre as instituições de segurança pública do país.
Para o 3º Sargento BM Wagner Trocate, “A instrução trouxe, para nós bombeiros, muitas disciplinas relacionadas ao serviço de policiamento, algo que não estamos habituados. Além de recebermos uma grande bagagem de conhecimentos, temos oportunidade de poder participar de um evento do porte das Olimpíadas”, enfatizou.
O 2º Sargento BM Janisson Paixão, destacou a importância e engrandecimento que o INC trouxe para a atividade profissional dos militares presentes. “Nós tivemos instrução com outros tipos de armamento, que para muitos companheiros, foi algo novo. É uma satisfação tanto pessoal como profissional, pois não sabemos quando teremos outro evento nessa magnitude no nosso estado, um evento a nível internacional. É algo que vai ficar na história”, ressaltou o militar.