24 de maio de 2024, 10:01

Bombeiros de Sergipe concluem Curso de Resgate em Áreas Inundadas


Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participaram do Curso de Resgate em Áreas Inundadas (CRAI), que aconteceu no período de 26 de março a 22 de maio. O curso foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e concluído por 16 bombeiros. Foram 136 horas-aula, com instruções práticas na capital Maceió e na cidade de Piranhas.

“A atividade de resgate em áreas inundadas é uma mistura de vários segmentos em que o bombeiro atua. Podemos citar o meio aquático, montagem de sistemas em que se trabalha em altura ou no solo, atendimento pré-hospitalar e ainda atuação com apoio aéreo. Ou seja, trabalhar em um desastre natural é muito complexo, envolve muito riscos, e o curso nos mostra como trabalhar de forma mais segura e eficiente”, afirmou o soldado Davidson Araújo.

Foram abordados “Aspectos gerais de Resgates em Áreas Inundadas (RAI)”, “Técnicas como tripulantes de embarcações”, “Técnicas e táticas de RAI”, “Integração do RAI com aeronaves de asas rotativas” e “Sistema de Comando de Incidentes aplicada ao RAI”. Concluíram o curso onze bombeiros de Alagoas, quatro de Sergipe e um do Ceará,

“Apesar de ser um curso curto, ele foi muito intenso. Fomos cobrados física e mentalmente todos os dias, sempre focando no que pode acontecer em uma ocorrência de RAI. Foi uma experiência muito boa, tanto profissional como pessoal”, concluiu o soldado Davidson (primeiro colocado no curso). Também participaram por Sergipe os soldados RRamos (terceiro colocado), Fábio e Clóvis.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Trilheiros do Sertão