19 de maio de 2023, 10:50

Bombeiros de Sergipe participam de evento nacional de Resgate Veicular


Publicada em 21/10/2021

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram do “Holmatro Rescue Experience”, um evento nacional de Resgate Veicular, que aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. “Esse evento simula cenários de acidentes automobilísticos complexos e com vítimas, onde as guarnições formadas por bombeiros militares de todo o país atuam operacionalmente seguindo protocolos, táticas e técnicas internacionais do resgate veicular. O objetivo é extrair a vítima presa às ferragens do veículo acidentado de maneira padronizada, célere e coesa, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao acidentado”, afirmou o tenente-coronel Max Oliveira, instrutor de Resgate Veicular do CBMSE.

O coronel ressaltou a necessidade da atualização constante nessa área. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa etária de 15 a 29 anos. O CBMSE atua para reduzir o número de mortes prestando um atendimento de qualidade. Atualizar o conhecimento e os procedimentos técnicos, repassar o treinamento aos instrutores de Resgate Veicular do CBMSE, bem como para a tropa que atua diretamente no salvamento de vítimas, numa área que evolui constantemente por conta da automação dos veículos, é de suma importância”, apontou.

O tenente-coronel Ângelo Bezerra, diretor de Material e Patrimônio, falou sobre as inovações apresentadas no evento. “É importante ressaltar a relevância do evento para a identificação de novas ferramentas e tecnologias na área como, por exemplo, a utilização de um conjunto de ferramentas elétricas que permite maior mobilidade e praticidade quando da atuação nos acidentes automobilísticos. O evento em si mostrou elevado nível técnico tanto dos instrutores quanto dos participantes. Foi uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e experiência junto às demais corporações da federação”, disse.

O CBMSE é referência nacional em Resgate Veicular, sendo o pioneiro no norte/nordeste,
com a realização do primeiro curso na área em 2007.“Estamos sempre buscando aprimorar o conhecimento, participando de eventos de grande importância no cenário nacional e internacional, promovendo cursos e treinamentos para garantir o melhor atendimento à sociedade”, concluiu o coronel Max.

Por Dinah Menezes