16 de maio de 2023, 10:44

Bombeiros de Sergipe participam do Rescue Days


Publicado em 16/08/2017

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participam, em São Paulo/SP, do Rescue Days, considerado um dos maiores eventos internacionais relacionados a salvamento veicular. Esta é a quarta edição a ser realizada no Brasil, contando com a participação de corporações de todo o país. O evento, que iniciou nesta quarta-feira (16) e segue até a sexta (18), é voltado a treinamentos de resgate de acidentes automobilísticos.

Os participantes do Rescue Days passam por várias oficinas, aprendendo, na prática, sobre estabilização, técnicas de extração das vítimas de dentro do veículo e de cortes de alívio, além de cortes de ferragens e dobradiças. O evento possibilita que os bombeiros passem por várias estações o dia inteiro, trazendo sempre novidades sobre os sistemas de segurança do veículo, como tensionador de cinto e air bag, mostrando ainda como os bombeiros devem atuar em casos de acidente envolvendo carros híbridos e elétricos, por exemplo.

Para o sargento do CBMSE Janisson Vieira, que está participando do evento, o treinamento é de grande importância, pois mostra as atualizações de ferramentas e procedimentos no resgate veicular, o que resulta em melhor eficiência nas ocorrências. “Com o Rescue Days, nós aprendemos a atender melhor as vítimas e a trabalhar com rapidez e segurança”, afirma.

O capitão BM Alysson Carvalho também destacou a importância de aprimorar as técnicas de resgate de acidentados em ferragens e os cuidados que se deve ter com a vítima. “A parte mais importante de um salvamento é a segurança da vítima. Nós observamos que o foco do Rescue Days é o bem-estar da vítima e não apenas as técnicas de desencarceramento. Além do aprendizado que o evento oferece, esta é uma oportunidade de interagir com bombeiros de outros estados”, diz o capitão.