19 de maio de 2023, 08:20

Bombeiros de Sergipe participam do XIX Senabom


Publicado em 14/11/2019

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou, entre os últimos dias 12,13 e 14 do XIX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que foi sediado no SEBRAE Multicenter, localizado em São Luiz/MA. O evento reuniu profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência de todo o país para compartilhar experiências sobre operações de bombeiros e conhecer novas tecnologias do mercado.

Durante a realização do evento, o comandante-geral do CBMSE, coronel Gilfran Mateus, participou das reuniões do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros do Brasil (CNCG), do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil-LIGABOM, e falou um pouco sobre a participação da corporação no evento.

“Na 19º edição desse evento, considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País, trouxemos para representar o estado de Sergipe, as equipes que se destacaram na 1º Edição da Competição do Bombeiro de Aço, realizada no CBMSE. Esse evento é importante para a carreira do bombeiro e para a corporação, pois além de trazer novos conhecimentos, interagimos com profissionais de outros estados”, explica o comandante.

A chefe da delegação da equipe do Bombeiro de Aço do CBMSE, major Carla Cristina, que marcou presença na competição, comenta sobre a importância de participar de eventos em outros estados para melhorar as equipes sergipanas. “Esse seminário é muito importante pois aqui que são trocadas informações, conhecimentos e atuações dos bombeiros, durante as ocorrências. É uma ampliação de conhecimento para que nós que participamos, possamos levar para nossas corporações alguns conhecimentos que adquirimos. Esse grande compartilhamento entre todos os bombeiros do Brasil é muito importante, vejo o quão necessário é a participação dos nosso militares. Ressalto também que não são ministradas apenas palestrar, mas também competições que estão voltadas as atividades dos bombeiros, tanto a parte aquática, quanto a parte de altura, resgate e combate a incêndio, que é o caso do Bombeiro de Aço. O Senabom é um evento valioso, essas competições instigam nossos militares a estarem sempre em treinamento, contribuindo nas atuações durante o atendimento das ocorrências”, frisa a major.

O Capitão Raimundo Brito, que ficou em 3º lugar na categoria V, acima de 46 anos, comenta sobre os desafios enfrentados na prova. “A competição foi de alto nível, não poderia ser diferente, 22 estados representados através de suas corporações e atletas que já competiram e competem em eventos internacionais. A competição exige bastante do competidor, cada competidor é elevado ao máximo ao grau de dificuldade que a própria competição pede. Dentro das minhas limitações, me comprometi com o desenvolvimento da minha profissão, que é salvar vidas”, finaliza o capitão.

Por: Brunno Carvalho