10 de maio de 2023, 10:51

BOMBEIROS DE SERGIPE REALIZAM CURSO DE RESGATE VEICULAR


Publicado em 09/07/2012

Do dia 02 a 06 de julho de 2012, foi realizado o curso de resgate veicular (CRV). Uma excelente parceria com a empresa SOS Sul, que além de serem disponibilizados equipamentos eficientes, modernos e de grande inovação tecnológica, contribuiu de fato para a grandeza e sucesso do desenvolvimento do curso, reconhecido tanto pelos instrutores como instruendos, e a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, concedendo diversos veículos, que tornou possível o desenvolvimento do exercício prático. Participaram 32 alunos de 06 Estados da Federação: Sergipe, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Maranhão e Pernambuco. Com aulas práticas e teóricas, o curso teve uma carga horária de 60 horas/ aula, com uma equipe de instrutores altamente capacitada sob a coordenação do 1º Ten João Adauto.

Buscando se preparar para salvar as vidas dessas vítimas, a corporação sergipana tornou-se pioneira no norte/nordeste ao realizar em 2007 o primeiro CRV. Contudo, não parou por aí, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, comprometido e consciente da importância desse tipo de conhecimento, vem se aprimorando, especializando (participação no “Rescue Days Brasil” – o maior evento de Resgate Veicular da América Latina, execução das novas técnicas apresentadas) e preparando cada vez mais profissionais – “Vamos repassar os conhecimentos adquiridos e formar multiplicadores dentro da corporação” , afirma o 1º Ten João Adauto -, prova disso, é a ministração e requisição de cursos nessa área de atuação. O objetivo é aperfeiçoar as técnicas desses profissionais com relação à abordagem e procedimentos operacionais na área do resgate veicular, visando otimizar os recursos humanos e materiais na resposta a esse tipo de ocorrência O Bombeiro de Sergipe se tornou referência nacional nesse tipo de atendimento.

O resgate veicular é o procedimento utilizado para localizar, acessar, extrair, estabilizar e transportar vítimas que estejam presas às ferragens de um veículo acidentado. Diante do cenário, da realidade da brasilidade, onde o transporte rodoviário é o principal sistema de transportes, atrelado as profundas transformações socio – econômicas, o resgate de pessoas encarceradas em veículos acidentados, se tornou uma rotina no dia-a-dia operacional dos bombeiros. O aperfeiçoamento , ampliação e renovação do conhecimento técnico junto com a aquisição de equipamentos modernos, se tornou uma necessidade, para atender e preencher de forma eficaz as novas exigências do estilo de vida da sociedade brasileira.

Ocorrências com vítimas segundo o tipo do acidente no período de 09/01/2012 à 09/07/2012 em Sergipe

http://www.detran.se.gov.br/estat_boat_028.asp