10 de maio de 2023, 10:01

Bombeiros divulgam planejamento operacional a ser adotado durante a Micarana


Publicada em 28/04/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

O Corpo de Bombeiros de Sergipe, através do 3º Grupamento Bombeiro Militar, sediado na cidade de Itabaiana, divulgou na manhã desta quinta-feira, 28, o planejamento operacional que será implantado durante o carnaval fora de época Micarana. Os bombeiros irão atuar a partir desta sexta-feira, 29, estendendo os serviços até o domingo, 1º, data de encerramento do evento.

De acordo com o comandante do 3º GBM, tenente-coronel Oséias França, o efetivo da unidade militar receberá reforço durante as três noites de festa. Na sexta-feira, 10 bombeiros sediados em outros quartéis serão deslocados para o município. Já no sábado e domingo esse número sobe para 15. “Lembrando que o trabalho desenvolvido durante a festa não irá prejudicar a escala de serviço diário de plantão, que atende toda região”, explicou França.

Serão empregados durante a festa duas viaturas do tipo auto-bomba tanque, utilizados no combate a incêndios, uma viatura de salvamento e uma unidade de resgate. Todos os veículos ficarão dispostos em locais estratégicos da festa para que o atendimento seja feito com rapidez caso solicitado. “Nosso efetivo ficará disposto em pontos da festa em conjunto com policiais militares e profissionais da Defesa Civil. Além disso, ambulâncias da prefeitura municipal ficarão à disposição do nosso pessoal para o transporte de possíveis vítimas”, acrescentou o oficial superior.

Patrulhas de bombeiros farão rondas durante toda a extensão da avenida Luiz Magalhães, local onde os trios desfilarão. Os bombeiros estarão equipados com kits de primeiro socorros e ficarão responsáveis pelo primeiro atendimento e deslocamento de feridos. “Estamos estudando, também, a possibilidade de deixarmos um carro de salvamento na BR-235 para atender possíveis acidentes automobilísticos, visto a grande quantidade de pessoas de outros municípios que se deslocam para aproveitar a festa”, informou o coronel França.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, nesse tipo de festa as ocorrências mais comuns atendidas pelos bombeiros estão relacionadas ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, uso de substâncias entorpecentes, torções e ferimentos relacionados a brigas.