20 de março de 2024, 10:49

Bombeiros e cães do CBMSE participaram de curso e certificações no Rio Grande do Norte


Bombeiros e cães do Serviço de Busca Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram de um curso de Mantrailing, técnica para localização de pessoas desaparecidas a partir de um odor específico. Avaliações para certificações também foram realizadas. O curso aconteceu no Rio Grande do Norte, no período de 11 a 15 de março. Foi realizado pelo Grupamento de Busca e Resgate – Brasil (GBR Brasil), com a participação de quatro militares e dois cães representando o Estado de Sergipe.

“O curso contou com instruções teóricas e práticas. Ele não apenas fortalece as habilidades do binômio (dupla formada pelo bombeiro condutor e o cão), mas também reforça nossa capacidade operacional, oferecendo uma resposta cada vez mais eficiente à sociedade”, afirmou a chefe do SBRESC, aspirante Mirian Oliveira.

No último dia do evento foram realizadas as certificações. “São avaliações que certificam que o binômio esteja preparado, qualificado para desempenhar as funções com eficácia”, explicou a bombeira. As certificações dos condutores podem chegar ao nível V e dos cães ao nível III. Thor foi o primeiro cão da raça labrador no Brasil a ser certificado no nível II e sua condutora, sargento Cláudia, no nível IV. Os demais bombeiros de Sergipe foram certificados no nível I (aspirante Mirian, soldados Varjão e Deisiane).

Por: ASCOM/CBMSE