16 de maio de 2023, 09:59

Bombeiros e Polícias Militares de todo Brasil atuarão em operação conjunta


Publicada em 20/04/2017

O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM) implantará nos dias 20 e 21 de abril a primeira operação conjunta das PM´s e dos CBM’s do Brasil, conforme deliberado  em Reunião Ordinária no período de 04 a 07 de abril do corrente ano,  na cidade do Rio de Janeiro

Nomeada “Operação Ordem e Progresso”, a ação visa uma integração entre todas as unidades federadas de todo Brasil, a qual apresentará esforços adicionais por parte das instituições militares, com vistas à promoção da segurança e da sensação de segurança dos cidadãos brasileiros, através de operações de prevenção e manutenção da ordem pública.

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel Gilvan Paixão, juntamente com o coronel Joaquim Eugênio, Diretor de Pessoal, Ensino e Instrução do CBMSE, participaram da reunião estratégica, na qual foram definidas diretrizes para que a ação seja realizada nacionalmente de forma organizada, conjunta e coesa. A operação terá início às 14h desta quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes e terminará na sexta-feira (21), totalizando um período de 24 horas.

A Ideia do CNCG é fazer um registro geral das atuações preventivas e operacionais das instituições militares. Segundo o coronel Gilvan Paixão, o CBMSE irá empregar 189 bombeiros militares e 12 viaturas operacionais. “A ideia do projeto operacional é que as corporações falem a mesma linguagem. Durante execução, as instituições trabalharão em conjunto com envios simultâneos para o Conselho, que fará uma otimização das ações das PM’s e CBM’s, através das informações coletadas”, declarou o subcomandante.