19 de maio de 2023, 08:18

Bombeiros iniciam a II Semana Salvando Salvadores


Publicada em 23/10/2019

Na manhã desta terça-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), iniciou as atividades da II Semana Salvando Salvadores. O evento que prossegue até o dia 25, é voltado à promoção da saúde ocupacional dos profissionais da corporação e de outros profissionais da área de segurança pública do estado de Sergipe. O objetivo é propor ações que garantam suporte permanente de atendimento médico, de enfermagem e psicológico, em virtude da exposição inevitável dos profissionais aos riscos operacionais físicos, mecânicos, químicos e biológicos durante suas atividades.

Dentre os temas que serão abordados nas palestras estão contaminação biológica; experiência e trabalhos realizados durante e depois da ocorrência de Brumadinho/MG; protocolos pós exposição a meios contaminantes; apresentação de índices de afastamento psicológicos em âmbito nacional e local; efeitos psicológicos causados diante das ocorrências atendidas; preparação para reserva e reforma; assédio no âmbito das instituições militares; inteligência Interpessoal – desenvolvendo o clima organizacional; depressão, síndrome de burnout e risco de suicídio em profissionais da segurança, saúde e educação – caminhos de prevenção; ergonomia nas atividades bombeiro militares e educação financeira familiar.

Segundo o comandante-geral do CBMSE, coronel Gilfran Mateus, a semana traz consigo uma série de melhorias para a corporação.“Nós disponibilizamos esse tempo para tratar dessas questões que envolvem a saúde dos nossos militares, devido trabalharmos com ocorrências complexas, que acarretam em estresse físico e emocional. Visa passar orientações, tanto nas questões de esforço físico como também nas questões emocionais”, diz o comandante.

O vice-presidente da comissão do evento, tenente José Luiz dos Santos Filho, explica como surgiu a necessidade de desenvolver as atividades da semana. “Surgiu diante da tropa, devido as complexidades que apresentavam nas ocorrências, de que forma esses profissionais podem se defender. Pretendemos em todas as edições, trabalhar o cuidado com a saúde física e mental do profissional, e nesta edição estamos trazendo um diferencial, a questão da educação financeira familiar, ou seja, muito mais além das esferas da instituição, preocupado com a família do profissional,” explica o tenente.

A primeira palestra da Semana Salvando Salvadores foi ministrada pelo subtenente Kleber Pesso Gonçalves do CBMMG, especialista em emergência química e descontaminação humana, que falou sobre a importância da higienização do profissional depois das ocorrências. “Recebi o convite por estar envolvido desde o rompimento na barragem em Brumadinho, pois estamos trabalhando com a descontaminação humana. Durante as ocorrências, o militar vinha todo coberto de lama, ocasionando em problemas patógenos, devido eles estarem tendo contato muito próximo com os restos de cadáveres. Diante disso, sentimos a necessidade de uma técnica de limpeza eficaz e assim conseguimos, minimizando muito o risco de doenças nos nossos militares. É uma satisfação imensa contribuir de alguma forma com o pessoal de Sergipe”, frisa o subtenente.

A programação do primeiro dia do evento prosseguiu com uma palestra do capitão BM Alysson Carvalho, sobre a sua atuação em Brumadinho/MG. “O objetivo é compartilhar um pouco sobre o que foi a atuação, em termos de cuidado com o próprio efetivo, trabalhar e se entender o que aconteceu”, termina o capitão.

O evento prossegue amanhã com a apresentação de mais palestras com temas ligados aos índices de afastamento psicológicos em âmbito nacional e local; efeitos psicológicos causados diante das ocorrências atendidas e preparação para reserva e reforma.

Por: Flávia Barreto