16 de maio de 2023, 09:43

Bombeiros marcam presença em desfile cívico


Publicado em 08/09/2016

Patriotismo e civilidade marcaram o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência, que acontece todos os anos no dia 7 de setembro, na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju/SE. Este ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) trouxe para a avenida cerca de 200 militares, que encantaram centenas de sergipanos que acompanharam o desfile mesmo com o mau tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram divididos dois pelotões, contendo 54 militares em cada um, além disso, o desfile contou ainda com a presença da Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBESC). O desfile motorizado foi composto por veículos da instituição como: a Ambulância de Unidade de Resgate (UR), utilizado em atendimento pré-hospitalar; o Auto Tanque (AT), que tem capacidade de armazenar 48.000 litros de água; além da Auto Plataforma Aérea (APA), um veículo multifuncional utilizado em resgate de vítima em altura, que atinge até 54 metros.

Para o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, o patriotismo e civilidade tomaram conta da avenida. “Mais uma vez a gente mostra e demonstra a nossa missão, que é prestar um serviço de qualidade à sociedade sergipana. Este desfile cívico veio coroar e antecipar o dia 1º de outubro, onde nós completaremos 96 anos de prestação de serviço à comunidade. Eu como comandante, me sinto muito honrado em estar àa frente desta tropa”, enfatizou.

Segundo o capitão BM Eduardo Moura, que comandou o segundo pelotão, este desfile é muito importante para a população ver a instituição militar na rua e conhecer mais o trabalho do Corpo de Bombeiros, pois em alguns setores da corporação o serviço é aquartelado. Além disso, é um momento ímpar de homenagear a pátria.

O desfile também contou com a presença de crianças assistidas por instituições de suma importância para sociedade sergipana, como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe (Avosos), que firmaram parceria com o Corpo de Bombeiros.

“A sensação em poder desfilar e firmar parceria com o Corpo de Bombeiros é maravilhosa, as crianças estão extasiadas. Tem crianças aqui que nunca desfilou e nunca viu de perto um bombeiro, um carro de bombeiro, poder mostrar isso a elas é maravilhoso. Nós saímos daqui com o nosso espírito cívico mais forte e mais vivo dentro de nós”, ressaltou a gerente do Gacc, Ulla Ribeiro.

De acordo com Jussara Cristina, pedagoga da Avosos, a parceria com o Corpo e Bombeiros é a realização de sonhos. “As crianças estão totalmente eufóricas, já que para elas, desfilar com os bombeiros é um sonho, já que eles são os heróis da vida. Essa marcha da vitória, como nós colocamos na nossa faixa, ‘Marcha da vitória, heróis da vida’, proporcionou a essas crianças um momento maravilhoso de descontração, de integração e de aproximação com a sociedade. Esse desfile mostra para população que além dos bombeiros, essas crianças também são heróis da vida nessa luta”, enfatizou.

O contador Roberto Silva revela que todos os anos aguarda com expectativa o desfile dos militares. “Eu achei o desfile inovador, a nova farda dos bombeiros é muito bonita, gostei muito. O desfile foi uma maravilha”.