19 de maio de 2023, 09:24

Bombeiros modernizam Reserva Técnica do 1º GBM


Publicado em 12/02/2020


Quem vê o brilhante desempenho dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) nas ruas não imagina que, por trás das ações de combate a incêndio e salvamento, existe uma equipe no quartel disponível para auxiliar na reposição de todo equipamento que, porventura, seja danificado durante a ocorrência. Esta equipe é a da Reserva Técnica do 1º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), que passou recentemente por reforma, para otimização do espaço e garantia de maior funcionalidade no armazenamento de mangueiras, cilindros de oxigênio e demais materiais.

O trabalho de alvenaria e pintura foi realizado pelos próprios bombeiros, que se disponibilizaram para concretizar as novas instalações, projetadas pela arquiteta Karla Feitosa. O grupo, formado pelos sargentos Bráulio Alves, Genilton Craveiro, José Roberto de Jesus e Marcos da Costa, reformou a sala adequando as necessidades das guarnições ao uso racional do espaço. De acordo com o chefe da Reserva Técnica, subtenente BM Adson França, as melhorias do setor aprimoraram as atividades, facilitando a busca dos itens que precisam ser trocados.

“Antes da reforma, os equipamentos estavam sendo armazenados no chão e era difícil manter um controle. Nossa sessão serve como apoio operacional para as guarnições do 1º GBM. Quando há alguma dificuldade com o equipamento ou quando quebra, tentamos recuperar, e quando uma mangueira fura, nós repomos. Essa reforma elevou a nossa autoestima e trouxe mais motivação. O foco agora é avançar ainda mais”, explica Adson.

Os reparos da Reserva Técnica começaram após a criação da área de descontaminação e expurgo, inaugurada em março do ano passado. Segundo o comandante do 1º GBM, tenente-coronel Max Menêses, ambas as iniciativas fazem parte das ações de modernização e reaparelhamento do CBMSE, além da prevenção de riscos à saúde dos bombeiros. “Nossos esforços, nos últimos dois anos, são no sentido de melhorar as condições de trabalho da tropa e equipar nossos profissionais com o que há de mais moderno no mercado. Além das reformas da unidade, começamos a disponibilizar, este ano, equipamentos de proteção individual, como novas roupas de aproximação, capacetes de combate a incêndio e lanternas usadas no capacete”, ressalta.

Por Danielle Azevedo

Fotos: Brunno Carvalho