16 de maio de 2023, 09:09

Bombeiros participam de simulado de operações com produtos perigosos


Publicada em 15/04/2016

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou, na última quinta-feira (14), de um simulado de atuação em acidente com carreta de amônia na Rodovia SE 245, em Laranjeiras/SE, provocando vazamento do produto próximo à comunidade. Promovido pela Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), unidade operacional da Petrobras, o evento simulou uma colisão entre a carreta e outro veículo, quebrando a válvula de segurança do tanque e causando um pequeno vazamento de amônia para a atmosfera, com contaminação do meio ambiente.

De acordo com o major BM Carlos Alves, que auxiliou na logística das equipes de apoio e combate do Corpo de Bombeiros, foram empregados 14 profissionais do 1º Grupamento, subdivididos nos quartéis de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, unidade mais próxima do local do acidente. “Nesses casos, o bombeiro atua na intervenção, resgatando diretamente as vítimas da área quente (zona atingida pela amônia) e na descontaminação das pessoas e equipamentos”, explica.

Durante a simulação, os bombeiros usaram roupa de proteção química nível A, para o maior nível de proteção, principalmente do sistema respiratório, já que os vapores da amônia são extremamente irritantes e corrosivos quando inalados e podem causar queimaduras severas na pele e danos permanentes aos olhos. Após isolar a área do sinistro e delimitar as áreas de risco, as equipes envolvidas atuam no sentido de minimizar os riscos à população e os danos ao meio ambiente, chegando a evacuar imediatamente as edificações situadas na rota de predominância dos ventos.

O objetivo do simulado foi avaliar a atitude da população local diante de uma ocorrência deste tipo, verificar o funcionamento e a utilização dos meios disponíveis para comunicação da emergência, apresentar à população os equipamentos de combate da Fafen, avaliar o desempenho da Brigada de Emergência da Fafen na aplicação dos recursos materiais durante a simulação e avaliar as atividades práticas desenvolvidas por todas as equipes de apoio que foram participar do simulado. Além do Corpo de Bombeiros e da Fafen, participaram da simulação a Defesa Civil Estadual, as Polícias Militar e Rodoviária Federal, a Prefeitura de Laranjeiras e a transportadora prestadora de serviço.

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress