4 de novembro de 2022, 09:20

Bombeiros promovem 5º encontro do Programa Reformação


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou nesta sexta-feira (11), na Orla da praia de Atalaia, em Aracaju/SE, o 5º encontro do Programa de Preparação para a Reserva Remunerada (Reformação). Com o tema ‘Qualidade de Vida: a Importância da Atividade Física’, o evento contou com a participação de dez dos 17 integrantes do grupo, que visa auxiliar os bombeiros que já estão próximo aos 30 anos de serviço, amenizando os impactos da reserva na saúde mental.

De acordo com uma das idealizadoras do programa, a tenente BM Rosângela Gomes, a intenção foi destacar a necessidade de se deixar o estilo de vida sedentário e incentivar a prática de exercícios, levando-se em consideração a importância das atividades físicas na saúde mental e bem-estar. “Além de prevenir doenças, o ato de exercitar-se contribui para redução do stress, melhoria da qualidade do sono e da motivação, aumento da disposição no dia a dia, equilíbrio da produção de hormônios e outros benefícios”, reforça.

Para a aula, foi elaborado um circuito, voltado a trabalhar membros superiores e inferiores, além de exercícios aeróbicos. Segundo a sargento BM Roberta Amora, que liderou a atividade, o objetivo foi desafiar e mostrar que é possível se divertir praticando atividades físicas. “Nosso foco foi o fortalecimento das articulações e ganho de mobilidade, para ter um envelhecimento saudável, com autocuidado. Preparamos tudo em um espaço público muito bacana, onde os militares pudessem ter uma atividade ao ar livre, respirando a brisa do mar, em contato com a natureza e ao som dos pássaros. Esse é o clima do relaxamento do Reformação, que é um novo ciclo que se inicia. Nós, do projeto, buscamos oferecer para eles novas possibilidades, a fim de quebrar esses padrões e abrir a mente para esse novo momento”, explica.

O Reformação foi lançado em 31 de janeiro deste ano e tem auxiliado os bombeiros neste processo de transição na vida profissional. No primeiro encontro, realizado no dia 14 de fevereiro, foram realizadas uma dinâmica de grupo da sociometria e palestra sobre ‘Identidade e Autoconhecimento’. Já no segundo, de 28 de fevereiro, houve uma palestra sobre os aspectos psicológicos para reformação, abordando como o diálogo pode ajudar o bombeiro nesta nova fase da vida. O 3º encontro, de 13 de março, abordou os aspectos jurídicos e previdenciários, enquanto que o 4º aconteceu por videoconferência, no dia 27 de agosto, tratando sobre educação financeira.

Por Danielle Azevedo