19 de maio de 2023, 09:51

Bombeiros realizam capacitação continuada entre as guarnições


Publicada em 27/10/2020

Com intuito de aperfeiçoar as técnicas utilizadas durante as ocorrências, as guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) estão realizando treinamentos diariamente no Quartel Central, em Aracaju. A instrução ocorre com o  pessoal do 1° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) durante todo o mês de outubro, dividida em cinco módulos, como salvamento terrestre, salvamento em altura, atendimento pré – hospitalar (APH), combate a incêndio, produtos perigosos, até abranger todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros.

O sargento Josenildo Moraes, um dos profissionais especializados no salvamento em altura da corporação sergipana, e que está responsável pelo segundo módulo, voltado para resgate em poço, explica diversas formas de fazer amarrações. “Esse segundo módulo está sendo sobre um equipamento que a gente utiliza para entrar em ambientes confinados, chamado explosímetro, bem como a utilização do sistema de vantagem mecânica, que facilita o acesso das guarnições em lugares de difícil acesso”.

Segundo a subtenente Jenifer Donovan, os treinamentos geram resultados positivos proporcionados pela prática, assim os militares desenvolvem as habilidades e potencialidades de cada um, evitando a ocorrência de acidentes laborais. “Além disso, você relembra as técnicas, os nós e as amarrações que você já sabe, para tornar-se ainda mais ágil no tempo da ocorrência. Se não tiver determinado equipamento no momento, usa-se outra técnica, o importante é fazer. São as mesmas técnicas, mas com várias formas de se realizar”, finaliza. 

Por: Flávia Barreto