19 de maio de 2023, 09:26

Bombeiros realizam primeiro módulo do Programa Reformação


Publicado em 14/02/2020


Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (14), o primeiro módulo do Programa de Preparação para a Reserva Remunerada (Reformação) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Ao todo, 15 profissionais participaram das atividades, que aconteceram no auditório do Sindipetro, na Rua Siriri, Centro de Aracaju/SE. Além de palestra, os bombeiros cujo tempo de serviço já se aproxima aos 30 anos interagiram por meio de dinâmicas de grupo, refletindo e debatendo sobre os ‘Sentidos da Vida’, tema escolhido para o encontro.

O sargento BM Genisson Sabino, que é psicólogo e integra a equipe multidisciplinar do programa, empregou inicialmente a técnica sociométrica como dinâmica de grupo. “O objetivo da sociometria é integrar mais o grupo. As pessoas que estão aqui já se conhecem por conta do trabalho. Mas a ideia é aumentar esse conhecimento um do outro e fortalecer o vínculo entre eles. Uma das nossas propostas é de que, ao final das atividades, este grupo saia mais coeso. Teremos dinâmicas e discussões em que a pessoa precisa mostrar-se um pouco mais. Então é necessário aumentar esse vínculo e a confiança entre o grupo, para que estas demandas de exposição possam acontecer ao longo dos encontros. As pessoas têm demandas acumuladas ao longo dos anos e este é o momento em que elas se sentem à vontade para falar, com a garantia de sigilo”, explica.

A palestra ficou por conta do psicólogo Enéias Santos Costa, que tratou do tema ‘Identidade e Autoconhecimento’. De forma interativa, ele trouxe conceitos e ferramentas que ajudaram os bombeiros a fazer uma reflexão sobre si mesmos e suas carreiras. “Conhecemos muitas coisas, mas às vezes a gente não se conhece. Esta proposta é importante porque o bombeiro tem uma identidade enraizada com sua profissão. É preciso que o bombeiro entenda que ele não está perdendo sua identidade porque está indo para a reserva. Na verdade, a vaga do bombeiro pode ser substituída, mas ele não pode ser substituído. Ele é único. Você não pode transferir sua identidade e sua personalidade para ninguém. É isso que queremos despertar e lembrar. O que representa a identidade de um bombeiro? O bombeiro representa para a sociedade não só uma profissão, mas vida, ajuda, socorro. Um bombeiro é chamado não apenas para desenvolver funções técnicas, mas ajudar pessoas. O bombeiro se dedica de um jeito que não é profissão, é uma vocação. Isso é identidade”, reforça.

O Programa Reformação foi lançado em 31 de janeiro deste ano, com o objetivo de auxiliar os bombeiros neste processo de transição na vida profissional. Serão realizados mais sete encontros, sendo um a cada 15 dias, trabalhando também temas relacionados aos aspectos jurídico, financeiro e previdenciário, dentre outros. Segundo uma das idealizadoras da iniciativa, a tenente BM Rosângela Gomes, é importante que a corporação se preocupe com os impactos da aposentadoria na saúde mental dos seus militares e facilite o ajustamento desta fase de mudança na vida deles.

“Há diversas transições no âmbito do trabalho. Mas a reserva remunerada é uma das mais difíceis. Muitos pesquisadores das áreas de saúde e envelhecimento têm discutido a questão da aposentadoria, avaliando fatores que aumentem a satisfação neste momento da vida”, ressalta a tenente.

Por Danielle Azevedo