9 de maio de 2023, 11:44

Bombeiros recebem treinamento sobre o e-doc


Publicado em 11/11/2009

Desde o dia 10, bombeiros de diversas unidades da Corporação estão recebendo treinamento no Telecentro da Academia de Polícia Civil sobre o sistema e-doc (documentação eletrônica), desenvolvido para a gestão dos documentos no âmbito da administração pública estadual.

O novo sistema de elaboração e controle da documentação, que será implantado no Estado, traz uma proposta de redução de custos, agilidade na tramitação e integridade dos documentos.

Com a implantação do e-doc, a administração espera reduzir os custos de expediente, pois se libertará da antiga prática baseada no acúmulo de papéis, uma vez que os textos oficiais serão totalmente eletrônicos. Sem falar que a partir da implantação, todos os documentos produzidos pelos órgãos públicos serão arquivados no servidor mainframe, que disponibilizará seu banco de dados na internet.

Apesar das facilidades de acesso às informações, a equipe que desenvolveu o software garante a máxima integridade de conteúdo em todos os momentos do processo, desde a elaboração até o seu arquivamento final.

A natureza agradece

Essa iniciativa não demonstra apenas o compromisso com o desenvolvimento tecnológico da administração para melhor servir aos cidadãos sergipanos, mas aponta para um compromisso que vai além, que está comprometido com as pessoas, com o meio ambiente. A redução do uso do papel é uma atitude consciente de respeito à vida e a natureza, pois o alto consumo de papel e seus métodos de produção insustentáveis endossam o rol das atividades humanas mais nocivas ao planeta. Desde a metade do século XX, o consumo mundial de papel cresceu mais de seis vezes, segundo dados do Worldwatch Institute, podendo chegar a mais de 300 kg per capita ao ano em alguns países. E na esteira do consumo, cresce também o volume de lixo, que é outro sério problema em todos os centros urbanos.