19 de maio de 2023, 09:41

Bombeiros recebem troféu por 30 anos de serviços prestados à sociedade


Publicada em 12/08/2020

Na manhã desta quarta-feira (12), aconteceu, nas dependências do quartel central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), em Aracaju/SE, a entrega de um troféu aos subtenentes Edvaldo Passos dos Santos e Roberto Rivelino dos Santos Costa, membros da corporação que estão completando 30 anos de serviço e ingressando na reserva remunerada.

Ao som da banda de música, os bombeiros se despediram com um tradicional banho de mangueira, uma espécie de ritual da corporação. Foram três décadas de heroísmo e serviços prestados à sociedade sergipana. “Sou muito grato pelo aconchego que os bombeiros me proporcionaram. Ingressei em março de 1990. Fiz o concurso da Polícia Militar (PM), mas, em 1994, decidi e descobri que aqui era o meu lugar. Aos poucos, fui aprendendo sobre as diversas atividades, até porque era algo muito novo pra mim. Eu nunca vou esquecer tudo que vivi aqui. Só tenho a agradecer”, ressalta o subtenente Passos, que atuava no Grupamento Marítimo.

O subtenente Rivelino, que, na década de 90, saiu do Estado de Alagoas para morar em Sergipe, também revela que encontrou na profissão escolhida motivo para se orgulhar. “Meu sonho era salvar vidas. Eu ouvia as sirenes e ficava encantado. Fui bem acolhido tanto pelo estado quanto pelos bombeiros. Fiz o concurso para a Polícia Militar, mas logo descobri que meu sangue era de bombeiro. Só tenho a sensação de dever cumprido. Sei que dei o meu melhor para a sociedade e para a corporação”, diz o militar, que atuava no quartel de Nossa Senhora do Socorro/SE.

Além de homenagens prestadas aos militares que vão para a reserva, o Corpo de Bombeiros desenvolve um Programa de Preparação para a Reserva Remunerada, denominado “Reformação”, que faz parte das ações de fortalecimento da política de valorização profissional desenvolvida pela corporação, buscando valorizar os profissionais do CBMSE. O programa conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, que trabalha temas relacionados aos aspectos jurídicos, financeiros, previdenciário, saúde física e mental, sentido da vida, entre outros.

Por: Flávia Barreto