11 de maio de 2023, 10:22

Bombeiros retiram árvore que oferecia riscos a povoado no Baixo São Francisco


Publicada em 26/03/2014

Uma palmeira imperial com aproximadamente 30 metros de altura que ameaçava cair foi retirada pela equipe do 2º Sub-Grupamento Independente de Bombeiros Militares (2º SGIBM/Propriá) com apoio de militares do 1º GBM (Aracaju). A árvore estava localizada no povoado Poxim, no município de Japoatã, distante 94 km da Capital e colocava em risco a comunidade em virtude da proximidade com a rede elétrica que passa no local e de algumas residências próximas.

Visando garantir a segurança dos envolvidos na operação, durante a ocorrência os bombeiros utilizaram técnicas específicas de amarração e tracionamento, além de vários equipamentos como cabos de alta resistência, mosquetões e moto serras. Um trator também foi utilizado durante o procedimento.

Segundo informações do chefe da guarnição de plantão no 2º SGIBM/ Propriá, sub-tenente BM – Leça, a árvore estava danificada em virtude de infiltração pela água da chuva no topo da palmeira que teve sua copa podada há algum tempo.

Após o desligamento da rede elétrica realizado pela equipe da Energisa, fizemos as amarrações e com apoio de um trator a árvore foi retirada com segurança. Nossa Auto Plataforma Aérea (APA) chegou a ser deslocada para o local, mas por conta da dificuldade de acesso e a instabilidade do terreno não pode ser utilizada, afirmou o sub-tenente Leça.

Fonte ASCOM/CBMSE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress