19 de maio de 2023, 08:12

Bombeiros SE participam de curso de produtos perigosos na Bahia


Publicada em 30/09/2019

Nesta segunda-feira (30), foi finalizado o Curso de Operações em Emergências com Produtos Perigosos (COEPP), realizado em Simões Filho, na Bahia. Os sargentos do Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe (CBMSE), Roberto Bastos e o José Cordeiro participaram do curso representando a corporação. O objetivo foi levar para a prática o que os militares aprenderam durante as três semanas de aulas, estudando sobre os produtos perigosos.

O COEPP contou com 18 alunos (oficiais e praças), dos quais dois são do CBMSE, 12 do CBMBA, dois da PMBA, e dois CBM de Pernambuco. Alguns dos itens estudados pelos bombeiros durante o curso foram ações técnicas e táticas de identificação, detecção e monitoramento, além de ações QBRN (química, biológica, radioativa e nuclear) envolvendo terrorismo e produtos perigosos.

O sargento Roberto Bastos conta que a experiência no curso é algo enriquecedor. “O curso foi coordenado pelo major Allan Guanais da Bahia, que contou 180 horas, envolveu várias áreas, tendo instruções com o pessoal da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com os fuzileiros navais e algumas empresas petroquímicas,” frisa o bombeiro.

“O foco do curso é como vamos agir em ocorrências com produtos perigosos, seja na identificação ou no isolamento da área, fazendo com o que o produto não ofereça risco à comunidade e nem às pessoas que vão atuar nesse evento. Contou também como controlar e como lidar com produtos perigosos, utilizando manuais e aplicativos para fazer uma identificação qualificada,” completa o sargento.

Segundo o sargento José Cordeiro, a importância de participar de eventos como esse é essencial para melhorar ainda mais corporação. “O curso foi muito importante para nós e para corporação, pois todos os conhecimentos adquiridos serão repassados, fortalecendo a área e como consequência, melhorando o atendimento à população,” conclui o sargento Cordeiro.

Por: Flávia Barreto