10 de maio de 2023, 10:25

Carnaval: afogamentos e acidentes automobilísticos foram as principais ocorrências atendidas pelos bombeiros


Publicada em 24/02/2012

O Corpo de Bombeiros de Sergipe divulgou na manhã desta sexta-feira, 24, o balanço dos trabalhos realizados pela Corporação durante o carnaval 2012. As principais ocorrências atendidas pelos militares estão relacionadas a princípios de afogamento e acidentes automobilísticos. Como nas edições anteriores da festa, o maior número de incidentes ocorreu nesta terça-feira, 21, período onde foram registrados os maiores públicos nos shows e nas praias dos municípios do interior e da capital Aracaju.

Para o porta voz do Corpo de Bombeiros, capitão Carlos Alves, o saldo dos trabalhos dos bombeiros foi bastante positivo graças a elaboração com antecedência de um planejamento operacional. “Estamos felizes pelo sucesso do trabalho desenvolvido pela nossa tropa durante as festas de momo. O plano operacional aplicado durante os eventos festivos fez a diferença. Neste ano foram registradas muitas ocorrências, mas as estratégias estabelecidas para o emprego dos recursos humanos e materiais foram suficientes para dar uma resposta efetiva às situações de emergência”, destacou o oficial.

Com relação aos princípios de afogamento ocorridos em praias de municípios com grande concentração de banhistas, foram atendidos um total de 68 casos. Deste montante, 33 casos aconteceram na praia do Abaís, em Estância, sendo registrado uma morte; e 16 ocorrências foram atendidas pelos guarda-vidas nas praias que banham Aracaju, sem nenhum registro de óbito. “A demanda operacional relativa a ocorrências de praia foi realmente alta, mas conseguimos evitar muitos afogamentos. Infelizmente foi registrado um óbito em Estância”, salientou o comandante do Grupamento Marítimo, tenente-coronel Erivaldo Santanta.

Durante os festejos de carnaval, os bombeiros atenderam, também, muitos chamados relativos a acidentes automobilísticos. Só no final de semana foram efetuados 29 atendimentos quase sempre envolvendo vítimas presas em ferragens. Grande parte dos eventos aconteceram na BR-101. No sábado, 19, uma equipe do 2º GBM foi acionada para atender um acidente registrando nas imediações da cidade de Estância, onde na oportunidade um carro Fiat Stilo, placa HVI 67-24 de Sergipe e uma camionete D-20, placa BJL 38-27 do estado de São Paulo, colidiram frontalmente.

O acidente envolveu oito vítimas, onde três delas vieram a óbito no local e outras duas foram retiradas com vida das ferragens pelas equipes do Corpo de Bombeiros e transportadas para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), onde faleceram. “Os pontos base estabelecidos em locais estratégicos das vias de acesso às praias e shows, bem como a atuação efetiva das guarnições nos locais de concentração de público, foram determinantes para a diminuição do tempo-resposta às ocorrências”, finalizou Carlos Alves.