16 de maio de 2023, 09:05

CBMSE debate sobre regularização de comércio local com prefeito de Glória


Publicada em 30/03/2016

Na tarde desta terça-feira (29), o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel Regnaldo Dória de Freitas, reuniu-se com o prefeito Chico do Correio, da cidade de Nossa Senhora da Glória, convidado pela Câmara de Vereadores, para tratar de assuntos pertinentes às atividades desenvolvidas nos trâmites de análise de projetos e vistoria no comércio local.

De acordo com o comandante geral, a regularização para liberação de alvará junto ao Bombeiro é um processo que demanda tempo, pois ao dar entrada para realização de serviços como análise de projetos ou vistorias, é indispensável que toda a documentação necessária esteja completa, para que o serviço ocorra o mais rápido possível, evitando atraso no processo administrativo. Caso a vistoria resulte em pendências, o que acontece na maioria dos casos, o proprietário deverá saná-las e comunicar ao Departamento de Vistorias para que seja providenciada uma nova vistoria na edificação. Nesses casos, o vistoriante tem que retornar ao local e somente poderá emitir o atestado de regularização após o proprietário ter sanado todas as pendências.

Outro fator a ser considerado nos trâmites dos processos do Departamento de Atividades Técnicas (DAT) é a grande demanda de processos e o déficit de efetivo da Corporação. Para se ter uma idéia, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), localizado na cidade de Itabaiana e responsável pelo atendimento de Nossa Senhora da Glória, atende mais de 20 municípios, abrangendo todo agreste e sertão sergipano, compreendendo uma área que vai do município de Itabaiana a Canindé de São Francisco.

Na oportunidade, o comandante geral também foi questionado sobre a possibilidade de instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município de Nossa Senhora da Glória, o qual salientou que no atual momento é inviável devido a falta de efetivo. Contudo, vislumbra uma grande possibilidade de inaugurar um quartel nesta cidade ainda em 2017, visto que o Governador do Estado, Jackson Barreto, já sinalizou positivamente para a abertura de um novo concurso.

Fizeram-se também presentes na reunião os vereadores Júnior Gazeta, Flávio do PT, Astrogildo da Saúde, Maísa Feitosa, Tita de Sebastião e Ivone das Aningas; além dos secretários Lenaldo Leite (Defesa Civil), Abraão Lincoln (Administração) e Ismael Andrade (SMTT).

Informações sobre processo de regularização através do site: http://dat.cbm.se.gov.br/portal