19 de maio de 2023, 10:22

CBMSE finaliza “Semana Zero” com alunos do Curso de Formação de Soldados


Publicada em 15/02/2021

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) finalizou na sexta-feira (12), a “Semana Zero” com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD). O último treinamento aconteceu na empresa Nassau, no município de Nossa Senhora do Socorro/SE, e foi dividido em cinco zonas, onde os alunos tiveram contato com as atividades operacionais realizadas pela corporação.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, ressaltou a importância da “Semana Zero”. “Estamos iniciando a formação de mais 73 futuros soldados do fogo. Eles representam sangue novo para a instituição, então depositamos confiança e esperança para que nós possamos continuar servindo à população sergipana ao longo de mais décadas. Essa turma está passando pela “Semana Zero” para sentir as dificuldades da profissão para estarem preparados futuramente”, afirmou.

De acordo com um dos instrutores do treinamento, major Gideão Oliveira, o objetivo principal é fazer com que os alunos passem por etapas da rotina do bombeiro, já que é uma semana de adaptação. “Dividimos em cinco zonas. Passando por uma barraca de gás, uma zona de desobstrução, com remoção de escombros e uma descida íngreme. Segue com uma travessia de curso d’água, uma zona de atendimento pré-hospitalar (APH) e outra de incêndio florestal, onde farão uma escalada e finalizaremos com uma pista de fio”, relatou.

Para a aluna de soldado Luiza Nunes, apesar de ser uma semana desafiadora, está sendo muito gratificante. “Exige muito do físico da gente, mas é a realização de um sonho para todos nós. A profissão de bombeiro é uma profissão linda, então estamos suando para dar o nosso melhor no futuro”, disse.

O aluno de soldado Felipe Lima também está bastante de realizado com o curso. “É uma semana de muito desgaste físico e psicológico, mas a gente entende o propósito, que é fazer a transição da vida civil para a vida militar. O curso tem feito tudo aquilo que eu esperava”, afirmou.

Por Vitória Lima
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes