11 de maio de 2023, 09:39

CBMSE INICIA CURSO COM A PARTICIPAÇÃO DE BOMBEIROS DE OITO ESTADOS


Publicada em 14/11/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe realizou na manhã desta segunda-feira, 18, a aula inaugural do Curso de Formação de Instrutores de Resgate Veicular (CRVI) e do Estágio de Formação de Instrutores de Resgate Veicular (ERVI).  O Evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Bancários, localizado na Avenida Gonçalo Prado, no Centro de Aracaju e contou com a presença do Comandante Geral do CBMSE, Coronel Nailson Melo Santos, instrutores e alunos do curso, além de vários integrantes do CBMSE.

Considerado referência nacional e pioneiro no Norte e Nordeste na formação de equipes especializadas em ações de desencarceramento de vítimas de acidentes automobilísticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe inaugura uma nova fase em sua história com a realização do Curso. O CRVI e o ERVI foram viabilizados através de convênio firmado junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e conta com a participação de integrantes de Corpos de Bombeiros das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O encerramento está previsto para ocorrer no próximo dia 09 de dezembro.

Durante a aula inaugural, o Comandante Geral do CBMSE Coronel Nailson, desejou boas vindas aos participantes e destacou a importância da realização do curso. “Aproveitem esta oportunidade e procurem absorver o máximo de conhecimento passado pelos instrutores, especialmente, do Tenente João Adauto que possui muita experiência nesta área, inclusive com participação em eventos internacionais”, ressaltou o Comandante.

Ainda durante a solenidade, o coordenador do Curso, Tenente BM- João Adauto apresentou um histórico dos cursos de resgate veicular realizados pelo CBMSE desde 2007, ano em que foi formada a primeira turma com especialização na área. Um vídeo didático mostrando uma simulação de resgate veicular também foi exibido. O Oficial lembrou ainda que a Corporação possui uma doutrina própria e protocolo definidos para esse tipo de atendimento.

 

Participantes de várias regiões do Brasil  

 

O Curso de Formação de Instrutores (CRVI) ofertou 24 vagas de ambos os sexos para bombeiros de vários estados que foram assim preenchidas: Sergipe (11), Minas Gerais (04), Amapá (02), Piauí (01), Pernambuco (01), Mato Grosso (02), Ceará (02) e Bahia 01 vaga. Já para o Estágio de Formação de Instrutores em resgate veicular (ERVI)  dezoito vagas foram ofertadas sendo quinze preenchidas por militares do CBMSE e três por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, CBMPE.

A carga horária do CRVI/ERVI é de 184 horas/aula e os futuros instrutores serão submetidos a avaliações teóricas e práticas com base na grade curricular que inclui disciplinas como: Planejamento Educacional, Manuseio e Manutenção de Equipamentos de Desencarceramento e Dinâmica dos Acidentes Automobilísticos.

Os participantes do curso terão ainda instruções sobre atuação em acidentes envolvendo veículos movidos a gás natural veicular (GNV), veículos blindados e veículos pesados. O cronograma também prevê a aplicação de técnicas de resgate veicular noturno, onde os alunos irão aprender sobre como atuar em caso de ocorrências em situação de baixa visibilidade.

Para serem aprovados os alunos deverão obter aproveitamento satisfatório em duas avaliações teóricas e uma prática, sendo que nesta última os participantes irão realizar um resgate (simulado) de vítima presa nas ferragens utilizando as técnicas e equipamentos apropriados em um espaço de tempo pré-estabelecido pela coordenação.

Ao final do curso os alunos aprovados receberão o certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e a autorização para uso do brevê do CRVI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM/CBMSE