4 de novembro de 2022, 09:30

CBMSE participa de homenagem a paratleta sergipana


 

Na manhã desta sexta-feira (01), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou o sonho da paratleta Raquel Vitória, de 12 anos. Moradora do município de Capela (SE), Raquel é medalhista de ouro por Sergipe nas Paralimpíadas Escolares de 2017, realizadas em São Paulo, sendo campeã em modalidades como salto em distância, arremesso de peso e pelota. Após ser homenageada em solenidade realizada na Câmara Municipal, a menina realizou o sonho de desfilar em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade.

Segundo Iranete Santana Santos, diretora da Escola Municipal Antônio Ferreira Carvalho, onde Raquel estuda, a ideia da homenagem surgiu na Secretaria Estadual da Educação, que em parceria com o colégio realizou uma triagem nas escolas da região visando selecionar paratletas para competições esportivas.

“Essa é uma experiência louvável, que vai possibilitar essa homenagem a Raquel, uma menina que apesar de sofrer com seu tratamento de saúde é uma leoa, não se deixando vencer pelos obstáculos que a vida lhe impõe”, diz a diretora.

O secretário de educação de Capela, Jorgeval Santos, também destacou as vitórias de Raquel e afirmou que se orgulha do fato da menina ter conquistado várias medalhas em Sergipe e em São Paulo.

“Com essa atitude ela demonstra um ato de superação e também serve como motivação para que outros jovens queiram encontrar nela uma inspiração e que possamos passar a estes jovens um pouco da força e da coragem que ela tem”, afirma Jorgeval.

O Sargento Max Alberto, que conduziu a viatura em que desfilou a atleta, presenteou Raquel com um buquê de flores e declarou que a homenagem dos bombeiros foi feita pela bravura da garota e por ela inspirar tantas pessoas na luta pela vida.

Cerca de 900 atletas de 26 Estados mais o Distrito Federal estiveram em ação nas Paralimpíadas Escolares. Dez modalidades compuseram o programa da competição: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.