12 de maio de 2023, 11:36

CBMSE planeja implantar Projeto Bombeiro Mirim


Publicado em 22/12/2015

 

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), reuniram-se, na manhã desta terça-feira (22), no quartel central, em Aracaju/SE, com membros do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade do Bairro Aeroporto e Zona de Expansão, para debater uma proposta de criação do Projeto Bombeiro Mirim voltado a moradores daquela região com faixa etária entre 10 e 15 anos de idade.

O objetivo é reduzir o envolvimento de crianças e adolescentes em atos infracionais e desenvolver o senso de responsabilidade e disciplina, além de promover atividades de primeiros socorros, prevenção a incêndios, recreativas, profissionais e educativas. A proposta é atender, em 2016, um total de 120 alunos de escola pública da Zona de Expansão de Aracaju, sob gestão do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e execução em unidades operacionais a serem definidas.

De acordo com o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, o Projeto Bombeiro Mirim pode auxiliar na prevenção da criminalidade e da violência. “A implantação de projetos sociais para beneficiar esse público-alvo é uma importante iniciativa com medida mitigadora de sua vulnerabilidade social. Este projeto já é desenvolvido pelos Corpos de Bombeiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Alagoas”, explica.

O CBMSE vai montar uma comissão interna, para fazer um levantamento dos custos e investimentos e verificar a viabilidade do projeto. Participaram da reunião o diretor operacional do CBMSE, coronel BM Gilvan Paixão; o diretor operacional adjunto do CBMSE, tenente coronel BM Isaú Júnior; o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI) do CBMSE, major BM Max Oliveira; o sargento BM do DEPI, Luiz Marinho; a coordenadora do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade, Karina Pinto; a arquiteta e agente operacional de Defesa Civil do Núcleo, Kelly Janaína de Assis; e o responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas do Núcleo, Eduardo dos Santos.