12 de maio de 2023, 09:22

CBMSE promove novos Sargentos Condutores e Músicos

Publicada em 01/04/2015

O Curso de Formação deSargentos (CFS) Condutor e Músico do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe terminou no dia 25 de março, após vinte e três semanas de intensos estudos teóricos e práticos. A solenidade de formatura desses militares, que passaram de Cabo para 3º Sargento, aconteceu na noite desta terça-feira, 31, e contou com a presença do Comandante Geral, Coronel Regnaldo Dória de Freitas. Vinte sargentos condutores e três sargentos músicos receberam as novas insígnias.

Durante a solenidade, os três primeiros colocados de cada quadro foram destacados. Os alunos Adler Azevedo Pinto e Erick Rodrigo Imbassahy Santos Pereira obtiveram as maiores notas no curso de Sargento da Qualificação Bombeiro Militar Particular-Músico (QBMP-4) e Sargento da Qualificação Bombeiro Militar Particular-Condutor (QBMP-8), respectivamente. O segundo lugar ficou para os formandos Bruno Pereira de Oliveira, e José Romualdo Santos Filho, já no terceiro lugar classificou Rubeslandy Nunes Santos e Driellen Carvalho de Oliveira.O CBMSE aproveitou o momento solene e homenageou a Aluna Sargento Thaíse Fernanda Santana dos Santos (in memorian).

O evento foi encerrado com uma apresentação da Banda de Música do CBMSE, que tocou a canção do Soldado de Fogo.

O CURSO

Para Sargento condutor a duração do curso foi de 615 horas. Já os músicos tiveram instruções durante 480 horas. A grade curricular ficou distribuída em 15 disciplinas para o CFS Condutor e 13 para o CFS Músico. Além disso, os formandos também tiverem uma disciplina prática de Instruções na Selva extracurricular, onde aprenderam sobre busca e salvamento em mata, na Serra de Itabaiana.

De acordo com o chefe do Departamento de Ensino e Instrução, Major Max de Oliveira Menêses, responsável pela realização e organização desse curso, todas as disciplinas foram concluídas com provas. “Até 30 horas/aulas, apenas uma avaliação. Se a disciplina tivesse mais de 30 horas, eram aplicadas mais de uma prova. A partir da média ponderada dos alunos em cada disciplina, foi que nós tivemos a classificação dos graduados”, explicou.