12 de maio de 2023, 09:27

CBMSE realiza 2º Encontro com a Comissão Nacional de Salvamento Veicular


Publicada em 29/04/2015

 

Na manhã desta quarta-feira, 29, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou a abertura da 2ª Reunião da Comissão Nacional de Estudos, Pesquisa e Padronização de Salvamento Veicular, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários do Estado. O evento trouxe a presença do Secretário da Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado, que fez parte da mesa diretora ao lado do Comandante Geral do CBMSE, Coronel Regnaldo Dória de Freitas. O Subcomandante Geral, Coronel Eduardo Carlos do Santos Pereira também fez parte da mesa, ao lado do Capitão João Adauto de Oliveira Menêses, membro da Comissão Nacional e coordenador da reunião, e do Major Carlos Roberto Rodrigues, integrante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Militares dos estados do Rio de Janeiro, Paraíba, Acre, Bahia, Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, e representantes da Polícia Rodoviária Federal também estão participando da reunião que se estenderá até a manhã desta quinta-feira, 30. O Capitão João Adauto foi o palestrante de abertura, e ressaltou a importância desse evento.

“O Resgate Veicular é uma atividade que necessita atualização constante. Nossos procedimentos dependem da tecnologia de fabricação do veículo. Como essa tecnologia é muito dinâmica, diariamente surgem tecnologias novas e carros mais modernos, havendo a necessidade de que nós estejamos sempre fazendo essa atualização”, disse.

A corporação Bombeiro Militar de Sergipe já formou militares de diversos estados no Curso de Resgate Veicular. Iniciaram as atividades do curso no ano de 2007, e hoje se tornou uma referência no País. O Coronel Dória fez questão de evidenciar em sua fala o destaque que Sergipe tem em relação ao curso de Resgate Veicular, e parabenizou o empenho do capitão João Adauto, que está sempre fazendo a diferença para manter a constante atualização dessa prática, como, por exemplo, o lançamento do seu  livro, que acontecerá na noite desta quarta-feira, 29. O livro intitulado por “Técnicas de Resgate veicular: veículos leves e pesados” é uma obra inédita no Brasil.

 

 

“Nós temos dificuldades em encontrar material didático tratando desse assunto. Essa obra é uma literatura que trata e aborda diretamente a situação de resgate veicular e os procedimentos a serem adotados no atendimento à vítimas desse tipo de ocorrência”, revelou capitão João Adauto.

O serviço de atendimento de resgate em veículos, segundo o capitão João Adauto, está ligado sempre a ocorrências complicadas. “Vários fatores contribuem para o cenário ficar complicado. Ficar preso nas ferragens é uma ocorrência de acidente grave. Se a operação não for bem gerenciada, pode acarretar um risco muito grande para a vítima, para os bombeiros e para os curiosos no local”, explicou.

O Major do CBMSP, Carlos Roberto Rodrigues, membro da Comissão Nacional, concorda que esse tipo de Reunião é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de resgate. “O Corpo de Bombeiros de Sergipe com essa iniciativa demonstra muita preocupação na padronização, e o objetivo principal é que tenhamos uma padronização nacional: de conceitos, de ações, procedimentos operacionais. E nós estamos muito orgulhosos de pertencer a esse grupo e envaidecidos com o convite”, concluiu.