24 de maio de 2023, 10:49
CBMSE realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção aos Afogamentos.
Publicada em 29/07/2022
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) por meio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma atividade esportiva alusiva ao Dia Internacional de Prevenção aos Afogamentos, que é comemorado anualmente no dia 25 de julho. O percurso misto incluiu aproximadamente 4km de natação saindo da Orla Pôr do Sol com chegada na Praia do Viral, continuando com mais 4km de corrida na areia até o farol do bairro Mosqueiro.
O evento foi prestigiado pelo comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José e contou com a participação de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros de Sergipe e militares de outras unidades da Corporação, policiais militares da Companhia de Operações em Área de Caatinga e convidados civis . “Além de chamar a atenção para a questão da prevenção dos afogamentos, o evento também tem o objetivo de contribuir com a capacitação continuada dos nossos guarda-vidas tanto do ponto de vista físico como a aplicação das técnicas de prevenção e salvamento, como por exemplo o uso da correnteza provocada pelas marés em favor do guarda-vidas na hora de uma ocorrência real”, explicou o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), coronel Márcio José.
O tenente Antônio Dória, que também integra a equipe do (GBS), ressaltou que o Dia Internacional de Prevenção a Afogamentos foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Começamos as atividades relacionadas a essa data na última segunda-feira (25) com a participação dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) em instruções monitoradas pelos guarda-vidas na Praia de Atalaia e finalizamos com esse percurso misto aqui na região da Orla Pôr do Sol. A mensagem que queremos reforçar este ano é: “Qualquer um pode se afogar, mas ninguém deveria”, ressaltou o bombeiro.
Estatísticas
Segundo dados da Associação Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em 2019, em média, 15 brasileiros morreram por afogamento por dia, o que representou cerca de 5,5 mil óbitos só naquele ano. Quase metade das ocorrências são registradas durante o verão. Ainda de acordo com a Sobrasa, o consumo de bebidas alcoólicas e outras atitudes imprudentes em ambientes aquáticos como rios, mar, piscinas e cachoeiras aumentam o risco de afogamento.
Em Sergipe, de janeiro a junho de 2022, o Corpo de Bombeiros já registrou 13 mortes por afogamento, sendo uma na Capital e doze no interior do Estado. De acordo com a Assessoria de Comunicação do CBMSE esse número pode ser ainda maior, uma vez que em alguns casos a corporação não é acionada
Por Ascom/CBMSE