9 de maio de 2023, 09:49

CBMSE realiza curso de Resgate Veicular para bombeiros de Sergipe e de outros Estados


Publicado em 12/01/2009

Por
Dinah Menezes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através do 3º Grupamento Bombeiro Militar, localizado no município de Itabaiana, estará realizando de 26 a 30 de janeiro o curso de Resgate Veicular, que contará com a participação de 32 bombeiros de Sergipe e de outros Estados.

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes as técnicas e conhecimentos necessários para a realização, com segurança e eficiência, do resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens. Esse tipo de resgate é feito por bombeiros, visando o desencarceramento da vítima, que é a movimentação e retirada das ferragens que estão prendendo a mesma no interior de um veículo colidido, para que ela possa ser extraída e receber o atendimento pré-hospitalar adequado.

Segundo o coordenador do curso, o 2º tenente João Adauto, a eficiência do resgate veicular influencia diretamente na redução da mortalidade nos casos de acidentes com vítimas presas nas ferragens.

“Estudos mostram que 80% das mortes por trauma ocorrem até uma hora após o acidente automobilístico. Analisando o padrão de uso do tempo nesse tipo de ocorrência, podemos observar que a maior parte dele é consumido com o desencarceramento. Por isso, a atuação da guarnição de resgate é fundamental para a redução da mortalidade. Essa especialização proposta pelo curso visa preparar a guarnição para realizar o resgate num tempo máximo de 12 minutos, aumentando assim as chances de sobrevivência das vítimas”, explicou o coordenador.

Será uma semana de curso nos períodos da manhã e tarde, sendo que em dois dias, terça e quinta, as instruções se estendem no turno da noite, com o objetivo de simular o resgate veicular noturno. Os instrutores são do quadro do CBMSE e vão ministrar disciplinas como “Gerenciamento de riscos”, “Dinâmica de acidentes automobilísticos”, “Princípios de Resgate”, entre outras.

Pioneirismo – Esse é o terceiro curso realizado pela corporação. “No ano de 2007 o CBMSE foi pioneiro no Norte/Nordeste na realização de um curso na área de Resgate Veicular. Foram duas turmas naquele ano, totalizando 38 bombeiros de Sergipe formados. Esta será a primeira turma com alunos pertencentes a outras corporações, contribuindo desta forma para especialização do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Mato Grosso”, apontou o tenente João Adauto.

Para a realização do curso, o CBMSE conta com o apoio da Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Inclusão da Assistência e do Desenvolvimento Social, Casa Civil, Assembléia Legislativa, Divisão de Transportes da SSP/SE, PMSE, 3° BPM/PMSE, CSM/PMSE.