4 de novembro de 2022, 10:04

CBMSE realiza solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Militar com entrega de viaturas, equipamentos e medalhas

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã desta sexta-feira (01) uma solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho. A formatura aconteceu no Quartel Central, em Aracaju. Foram entregues nove novas viaturas e 180 roupas de aproximação para combate a incêndio. Além disso, militares e civis foram condecorados com medalhas. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Belivaldo Chagas, além de autoridades civis e militares.

“A data é uma homenagem aos heróis brasileiros, que se arriscam diariamente, para cumprir o juramento de salvar e proteger. É mais um dia importante para todos que fazem o Corpo de Bombeiros e certamente também para a nossa sociedade. Estamos materializando a entrega de nove viaturas, totalizando 14 nesse ano. Um investimento de 6,7 mihões, oriundos de emendas de bancadas, então agradecemos à bancada federal sergipana. Acabamos de entregar também equipamentos de proteção individual para o combate a incêndio. Contamos ainda com

117 novos alunos de soldado. Expresso aqui uma grande felicidade com o avanço que esta corporação está tendo no atual governo”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José.

O governador Belivaldo Chagas falou sobre a importância dos investimentos no Corpo de Bombeiros, “Estamos aqui hoje comemorando e ao mesmo tempo prestando contas à sociedade sergipana. É um trabalho árduo do comandante e de todos que fazem o Corpo de Bombeiros. Sergipe tem crescido, como a necessidade de cada vez mais ampliar os serviços dessa instituição, de termos mais viaturas, mais homens e mulheres. Nós conseguimos convocar 330 soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros para que prestemos cada vez mais serviços à sociedade. Parabéns e muito obrigada a todos que compõem o Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe”, afirmou o governador.

Foram entregues cinco viaturas tipo Auto Bomba Tanque (ABT), voltadas para o combate a incêndio, com capacidade para 5 mil litros de água e valor unitário de aproximadamente R$ 850 mil reais. Outras quatro viaturas foram do tipo Auto Busca e Salvamento (ABS), com capacidade de 2 mil litros de água e valor unitário de R$ 620 mil reais. Além do combate a incêndio, elas são utilizadas para diversos tipos de ocorrências como resgate veicular, de pessoas, animais, entre outros.

As viaturas foram adquiridas com recursos de emendas parlamentares da Bancada Federal Sergipana, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Já por meio do Fundo Especial para Segurança Pública (FUNESP), foram adquiridas 180 roupas de aproximação, no valor total de R$ 747 mil reais. São equipamentos de proteção individual com tecnologia de última geração para proteger de abrasões e altas temperaturas os bombeiros durante as ocorrências de combate a incêndio.

Medalhas

Foram entregues medalhas de mérito a militares e civis pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade. Além de medalhas por tempo de serviço a bombeiros da corporação: de bronze (10 anos), prata (20) e ouro (27). o capitão BM Osni Chaves recebeu a medalha de ouro e a medalha de mérito. “Essas medalhas representam um propósito que Deus colocou em minha vida de ser bombeiro. Sou grato a Deus, a toda minha família que me deu suporte para seguir nessa caminhada e aos meus amigos do Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Também foi entregue na solenidade a Medalha de Mérito Avante Bombeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi concedida aos militares do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do CBMSE que atuaram nas buscas por vítimas das fortes chuvas que atingiram a região de Petrópolis no início deste ano. “Repassamos essa medalha em nome do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Parabéns aos senhores por essa condecoração e por fazerem a diferença em nossa instituição”, concluiu o comandante Alexandre José.