12 de maio de 2023, 10:47

CBMSE recebe a visita do comandante da 6ª Região Militar


Publicada em 17/11/2015

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) recebeu nesta terça-feira (17), no quartel central, em Aracaju/SE, a visita do comandante da 6ª Região Militar (RM) do Exército Brasileiro, general de divisão Artur Costa Moura. O objetivo foi estreitar relações e consolidar parcerias entre as instituições, já que o Corpo de Bombeiros é considerado, conforme a Constituição Federal de 1988, força auxiliar e reserva do Exército, devendo estar disponível para servir de reforço durante um possível combate.

Na oportunidade, o diretor Operacional do CBMSE, coronel BM Gilvan Paixão, apresentou a organização operacional, as viaturas e equipamentos usadas nos resgates e no combate a incêndio, além de um panorama das ocorrências atendidas pela corporação. “O Corpo de Bombeiros possui 579 militares, distribuídos em unidades operacionais em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Lagarto e Propriá. Em 2014, o CBMSE atendeu 5.415 ocorrências, realizou 3.570 vistorias e analisou 3.543 projetos de segurança contra incêndio e pânico, o que resultou em uma arrecadação de R$ 2,8 milhões em tributos. Este ano, de janeiro a outubro, registramos 3.303 ocorrências atendidas”, explica o coronel Gilvan.

Segundo o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, “a visita consolida a participação conjunta e a importância do convívio harmonioso com o Exército Brasileiro, nossa força maior, ao qual estamos ligados diretamente”. Para o general Artur Costa Moura, o encontro foi uma oportunidade de conhecer um pouco as ações do Corpo de Bombeiros de Sergipe e firmar parceria, pois o Exército tem sempre apoiado ocorrências de incêndios florestais de grandes proporções, fornecendo água por meio de carros pipas.

“Ao longo do tempo, temos trabalhado em conjunto. As parcerias são fundamentais, mesmo em momentos de paz e tranquilidade, para que saibamos atuar com êxito em momentos de crise. Percebemos aqui a superação diária dos bombeiros na busca do melhor atendimento das demandas da sociedade”, ressalta o comandante da 6ª RM.

A comitiva do Exército foi composta também pelo chefe da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, coronel Francisco Gladson Sales Alves e pelo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, tenente coronel Marcus Augusto da Silva Néto. A 6ª Região Militar (RM), chamada de Região Marechal Cantuária, é uma das 12 regiões militares do Exército Brasileiro. Com sede em Salvador/BA, a 6ª RM é encarregada da administração militar dos Estados da Bahia e Sergipe, garantindo apoio logístico às diversas unidades do Exército localizadas na área geográfica da qual é responsável.