16 de maio de 2023, 09:43

CBMSE resgata corpo do ator Domingos Montagner no Rio São Francisco

Publicado em 16/09/2016

Tristeza e comoção marcaram a tarde na última quinta-feira(15), na região do baixo São Francisco (SE). O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado por volta das 14h, para realizar buscas do ator Domingos Montagner, que havia desaparecido em uma região conhecida como Prainha, no município de Canindé de São Francisco (SE), após gravar cenas da novela ‘Velho Chico’.

Uma guarnição especializada do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Gmar), contendo três mergulhadores, foi deslocada até o local do incidente, e contou como chefe de operação o comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória, onde realizaram buscas na região, em trabalho conjunto com o Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícias Militar e Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A forte correnteza e a falta de informação precisa sobre o real local onde o ator havia desaparecido foram fatores que dificultaram o trabalho da equipe de resgate, mas toda a destreza e conhecimento técnico da área, foram primordiais para que os bombeiros iniciassem imediatamente o trabalho de buscas. Foram realizados dois mergulhos, o primeiro atingiu 26 metros de profundidade, mas não obtiveram êxito na primeira tentativa, apenas no segundo mergulho a equipe do Gmar conseguiu identificar um corpo preso às pedras a 18 metros de profundidade, que supostamente seria o do ator.

De acordo com o subtenente BM Sinério dos Santos, mergulhador do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, a região é de difícil acesso e a visibilidade foi um dos obstáculos enfrentados pela equipe, além disso, o resgate na região é complicado devido ao tipo de solo e da corrente local. Foi iniciado o primeiro mergulho a 26 metros de profundidade, onde os bombeiros nadaram cerca de 600 metros submersos na água, seguindo a corrente e enfrentando diversos obstáculos como pedras, cavernas e outros materiais rochosos presentes no solo do rio.

Ainda de acordo com o subtenente BM Sinério dos Santos, foi realizado um segundo mergulho, quando encontraram o corpo da vítima e realizaram o resgate. “Realizamos o segundo mergulho de buscas, atingindo uma profundidade de 10 metros, eu e o soldado BM Libério Monteiro, enquanto o tenente BM Remilton Silva realizava a proteção do cabo de segurança em terra firme. Nos deparamos novamente com várias complicações, inclusive cavernas, onde adentramos em uma delas e a visibilidade se tornou nosso maior obstáculo, pois o cabo de segurança começou a enganchar em uma pedra próxima à entrada da gruta. Começamos então a realizar movimentos para desenganchar o cabo, foi aí que eu passei entre duas rochas e topei no cabelo da vítima, e de imediato fiz o resgate até a superfície”, relatou.

Segundo o capitão BM Oliveira, comandante do Subgrupamento de Busca, Resgate e Salvamento Aquático, a região da Prainha é marcada por várias correntes, pedras e diversos obstáculos que dificultam o mergulho. “Aquela região normalmente tem fortes correntes, e isso se dá devido à descida da água entre as pedras. E já ocorreram diversos casos de afogamentro com vítimas fatais, sendo necessária um prevenção mais intesificada na região, que é responsabilidade municipal”, enfatizou.