19 de maio de 2023, 08:32

CFSd participa de palestra sobre perícia de incêndio no CBMSE


Publicada em 29/01/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), no auditório do Quartel Central Geral (QCG), uma palestra com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), sobre perícia de incêndio.

A palestra foi ministrada pelo subcomandante do 1º GBM, capitão Eanes Alves e dividida em três partes, no primeiro momento foi trabalhado os conceitos básicos da perícia de incêndio; em seguida, como se dão as técnicas de investigações de incêndio, focando sempre no papel do soldado para que possa preservar o local da ocorrência, apresentado o sistema de perícia; e incêndio do Corpo de Bombeiros, para que assim eles conheçam o formato de relatório que é entregue à sociedade.

O capitão Eanes enalteceu a importância da disciplina Fundamentos da Perícia de Incêndios para os novos integrantes do CBMSE. “Não apenas no curso de formação para soldado, mas também em outros cursos, como de cabo, sargento e curso de habilitação de oficiais. Os alunos de soldado terão a oportunidade de ter acesso a informações básicas para área de perícia de incêndio, onde eles possam atuar de forma eficiente ao combate de incêndio, visando o incremento do serviço de perícia de incêndios”, completa o capitão.

Durante as instruções, os alunos puderam aprimorar conhecimentos básicos e os cuidados que devem ser tomados com o cenário do incêndio para permitir a sua investigação, desenvolvendo competências para melhor compreensão do comportamento do fogo, além de prover o reconhecimento da atividade de Perícia de Incêndios como componente do ciclo operacional Bombeiro Militar.

Por Brunno Carvalho