12 de fevereiro de 2024, 07:38

Corpo de Bombeiros apresenta Planejamento Operacional para o Carnaval/2024 e última etapa do Verão Sergipe


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) apresentou nesta quinta-feira (08), em entrevista coletiva realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o planejamento da “Operação Carnaval Seguro” e para a última etapa do Verão Sergipe/2024. Serão empregados 120 bombeiros militares diariamente em regime de escala extraordinária em 13 municípios sergipanos, entre eles a capital, atuando em áreas de banho visando garantir a prevenção a afogamentos. Haverá também equipes para atendimentos de eventuais ocorrências de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e busca e salvamento. Durante a coletiva, também foram apresentados os planos operacionais para o carnaval/2024 da Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com a diretora operacional do CBMSE, coronel Maria Souza, antes mesmo da folia começar, militares do CBMSE iniciam os trabalhos de vistorias em estruturas montadas para as festividades. “A fiscalização dos bombeiros, que integram os Setores de Atividades Técnicas(SATs), tem o objetivo de garantir o cumprimento das normas relativas à segurança contra incêndio e pânico. Durante as vistorias os militares observam a existência de itens obrigatórios como quantidade e localização de extintores, iluminação, sinalização, saídas de emergência e acesso de viaturas, dentre outros aspectos”, afirmou.

A oficial explicou ainda que a atuação dos bombeiros nos locais das festas carnavalescas começam no sábado (10) e se encerra na terça-feira (13). Além de sinalizar e patrulhar diversas áreas de risco em praias, balneários, barragens e margens de rios, os bombeiros orientarão banhistas quanto aos riscos nesses locais. As equipes do CBMSE utilizarão diversos equipamentos e viaturas como motos aquáticas, botes, quadriciclos, unidades de resgate (ambulâncias) e viaturas tipo auto-busca e salvamento. “Uma novidade tecnológica na atuação dos bombeiros no carnaval deste ano será a utilização de drones com sistema de som para orientar banhistas em locais com maior risco de afogamento”, destacou a coronel Maria.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe desenvolverão a Operação Carnaval Seguro nos municípios de Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Canindé, Cumbe, Itaporanga D’ajuda, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Neópolis, Porto da Folha e Telha. Na Praia do Abaís, em Estância, os bombeiros militares estarão empenhados também nas atividades da última etapa do Verão Sergipe/2024, promovido pelo Governo de Sergipe.

Fonte: ASCOM/CBMSE