9 de maio de 2023, 09:05

Corpo de Bombeiros apresenta projeto para aquisição de viaturas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública


Publicado em 29/08/2008

Por Dinah Menezes

Aumentar a capacidade de resposta à crescente demanda de solicitações da sociedade e se preparar para a interiorização do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Esses são os principais objetivos do projeto apresentado pelo CBMSE à Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), para a aquisição de oito viaturas operacionais, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

O Fundo destinou à Segurança Pública do Estado um montante de R$ 5,75 milhões para o ano de 2008. “Esse projeto absorve apenas 39% desse total e vai preparar o Corpo de Bombeiros para atender à demanda da sociedade, que é crescente, principalmente na área de atendimento pré-hospitalar, bem como para a instalação de duas novas unidades no interior do Estado, conforme está previsto no planejamento estratégico da corporação”, afirmou o assessor de planejamento do CBMSE, tenente coronel Eduardo Carlos S. Pereira.

O projeto prevê a aquisição de duas viaturas de combate a incêndio, tipo Auto Bomba Tanque (ABT), com capacidade de 5 mil litros, sendo uma para o 2º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Estância e outra para o 4º GBM, a ser instalado em Própria. Prevê uma viatura de combate a incêndio e salvamento, tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento, com capacidade de 2 mil litros e voltada para pequenos incêndios, para Própria. Além de cinco viaturas de atendimento pré-hospitalar, tipo Auto Socorro de Urgência/Emergência (ASU), sendo uma para o Grupamento Marítimo (GMar), em Aracaju, uma para o 1º GBM em Aracaju, uma para o 2º GBM em Estância, uma para o 3º GBM em Itabaiana e uma para o 4º GBM em Própria.

“Com a aquisição dessas viaturas, nossa expectativa é de dobrar a capacidade de atendimento nas nossas unidades operacionais já existentes e com a interiorização ampliar em 25% o número de grupamentos fora da capital”, apontou o tenente coronel Carlos.

O projeto foi entregue à Assessoria de Planejamento da SSP no último dia 28 de agosto e de lá será encaminhado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pelo acompanhamento e monitoramento do mesmo.