10 de maio de 2023, 10:01

Corpo de Bombeiros conclui curso de mergulho a ar e resgate aquático


Publicado em 02/02/2011

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe realizou nesta terça-feira, 1º, às 18 horas, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), a solenidade de encerramento do Curso de Mergulho a Ar e Resgate Aquático. O treinamento é destinado a qualificar oficiais e praças para utilizar técnicas de buscas e salvamento em operações aquáticas.

O curso começou dia 13 de setembro de 2010 e terminou no último dia 14 de janeiro de 2011. De acordo com o coordenador do curso, tenente Gideão Oliveira, inicialmente, 15 militares se inscreveram no curso, mas durante a fase de seleção oito foram desclassificados e um desligado no decorrer das instruções. O seis novos profissionais serão incorporados a equipe de salvamento em mar aberto e em embarcações, contribuindo decisivamente para a diminuição dos índices de afogamento no estado.

Durante meses de aprendizagem, os alunos passaram por rigorosos testes físicos, psicológicos e intelectuais, além de enfrentarem provas práticas de mergulho. “É muito difícil selecionar pessoas para trabalhar neste ramo”, explicou.

Gideão conta que a intensa rotina e o desgaste do trabalho de um mergulhador acabam causando a defasagem de profissionais na área. “Desde o começo do ano estamos com apenas três mergulhadores para operações de salvamento e resgate no mar. Ficava quase impossível cobrir toda a costa sergipana e regiões circunvizinhas, mas agora ganhamos um grande reforço com esses novos mergulhadores”.

Para o instrutor da disciplina Técnicas de Navegações, sargento Anderson Lopes, o curso foi muito proveitoso, pois dotou a corporação de profissionais aptos a trabalharem com técnicas de busca e salvamento em ambientes aquáticos.